Observa-se no grego δημαγωγία (dēmagōgía), associado ao adjetivo δημαγωγός (dēmagōgós), forjado a partir de δῆμος (dēmos), em referência a ‘povo’, e ἀγωγός (agōgós), de ‘líder’, ‘guia’. Na antiga Grécia, um demagogo compreendia um ‘líder do povo’; no entanto, a palavra transformou-se, adquirindo uma conotação negativa para descrever aquele que manipula com argumentos emocionais ou populistas para obter poder ou influência.
Exemplos de frases
1. O político foi acusado de utilizar a demagogia para ganhar votos, apelando aos medos e preconceitos do eleitorado.
2. A demagogia tomou conta do debate público, onde as promessas vazias e os slogans populistas substituíram a discussão racional.
3. O discurso demagógico do presidente conseguiu mobilizar as massas, embora suas propostas carecessem de fundamento.
Comparação com outras palavras
Democracia, no latim democratĭa, sobre o grego δημοκρατία (dēmokratía), compartilha a raiz dēmos (δῆμος), de ‘povo’, em associação com kratos (κράτος), de ‘poder’, ‘governo’, de tal maneira que manifesta a ideia de “governo do povo” ou “poder do povo”. Ao contrário da demagogia, que implica manipulação, neste caso existe uma conotação positiva de participação e equilíbrio do poder.
Pedagogia, no grego παιδαγωγία (paidagōgía), de παῖς (país), que remete a ‘criança’, e ἀγωγός (agōgós), de ‘guia’, ‘líder’. Neste caso, um pedagogo é alguém que orienta ou educa as crianças. A raiz agōgós implica condução em um contexto educativo e formativo.
Hegemonia, no grego ἡγεμονία (hēgemonía), de ἡγεμών (hēgemōn), em referência a ‘líder’, ‘guia’, compreendendo um tipo de liderança ou dominação, especialmente em um contexto político ou cultural. Na hegemonia, pode-se observar uma influência mais ampla e estrutural, enquanto na demagogia, esta se apresenta de maneira mais direta e centralizada.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2024. Em: https://etimologia.com.br/demagogia/