Etimologia de Fonologia

Está formada pelo prefixo fono- em relação ao grego phōno-, indicando a existência de uma voz e/ou sons, e o sufixo -logia, do grego -logía, implicando a ideia de saber e proporcionado a categoria de ciência. Esta palavra postula o estudo dos sons e sua interpretação através da linguística.

Outros ramos da linguística são os seguintes: semântica, morfologia, sintaxe ou fonética. Cada uma destas áreas está focada em uma dimensão específica da língua. A fonologia estuda os sons.

A importância dos sons e a distinção entre língua e fala

Os sons da fala podem ser analisados a partir de características de tipo binário. Assim, um segmento de voz ou som se diferencia do outro por algum aspecto concreto (por exemplo, o som do p e do b são labiais, porém o b é sonoro e o p não).

Os elementos fônicos de uma língua apresentam algumas alterações ao longo do tempo e este processo é estudado em uma disciplina específica: a fonologia diacrônica. Quando o sistema fonológico de uma língua é analisado dentro de um momento específico, a fonologia é denominada sincrônica.

O linguista suíço Ferdinand de Saussure distinguiu dois aspectos da linguagem: a língua e a fala. A primeira é um modelo geral integrada a uma comunidade de indivíduos que compartilha um idioma; já a segunda é a execução concreta de uma língua.

Em outras palavras, duas pessoas podem compartilhar a mesma língua, mas sua forma de falar pode ser bem diferente. Enquanto a língua é um fenômeno social, a fala tem um caráter individual.

Distinção entre fonologia e fonética

A disciplina que estuda os sons da língua é a fonologia. Portanto, esta disciplina está focada na análise de fonemas. Os fonemas são sons em um sentido abstrato ou mental.

A disciplina que estuda os sons da fala é a fonética. Estes sons são concretos, sonoros, acústicos e audíveis. Na língua castelhana há cinco fonemas vocálicos, enquanto que no inglês existem quinze sons vocálicos.

Outras palavras relacionadas

A foniatria é uma disciplina médica e seus especialistas tratam dos transtornos da fala, da deglutição e dos problemas da voz. O campo de atuação dos foniatras é bem próximo a dos fonoaudiólogos.

Algumas bibliotecas também registram os sons. A fonoteca é o lugar especializado que reúne mensagens sonoras relevantes para sua dimensão histórica, cultural ou linguística. A primeira fonoteca musical foi criada na Áustria no final do século XIX com a intenção de manter vivo o legado dos sons.

Vale observar que as gravações sonoras fazem parte do patrimônio cultural de um povo. O registro das fonotecas é realizado através de um suporte material específico, o fonograma.

    : Alessandro Grandini

Buscador