Etimologia de Cripto, Criptomoeda, Cryptocurrency

Para começar, destaque a palavra cripto como substantivo masculino, assim como forma de adjetivação, sobre o inglês crypto, com raízes na forma grega κρυπτός (kryptós), associado à ideia de algo ‘escondido’, ‘secreto’. É uma redução para criptomoeda, determinada pela Cryptocurrency, em inglês.

Moeda tem origem no latim monēta, Monēta, com referência ao Templo romano Juno Moneta, que homenageava a deusa Juno (equivalente para Hera, da mitologia grega), porque justamente neste espaço era produzido, armazenado e protegido este pequeno objeto de valor, que era chamado de nummus, associado a numisma, com raízes no grego νόμισμα (nómisma), de onde emergem, por exemplo, as palavras ‘numisma’, ‘numismática’.

Currency é baseado no latim pós-clássico currentia, formado a partir dos elementos do latim clássico current-, associado a currĕre , de ‘correr’, e o sufixo ‑ia, no inglês ‑ency, como propriedade de substantivação.

Por sua vez, cripto-, em sua função de elemento de composição, é utilizado em palavras como criptografia (atuando com -grafía, do grego -γραφία, -graphía, no sentido de ‘registro’, ‘gravura’), criptologia (trabalhando com -logia, no grego -λογία, -logia, no sentido de ‘estudo’, e, portanto, ‘estudo do oculto’), ou criptograma (com o sufixo -grama, baseado no grego γράμμα, grámma, de ‘letra’).

Como nota, existe a palavra feminina cripta, sobre a forma latina crypta, em relação ao grego κρύπτη (krýptē), em alusão a um espaço subterrâneo dedicado a rituais e/ou proteção de mortos, que até hoje, por exemplo, pode ser visto em inúmeras igrejas ao redor do mundo, vinculado ao adjetivo κρυπτός (kryptós>).

Além dos altos e baixos, e um forte elemento de especulação, tendo o Bitcoin como moeda de referência -porque existem mais de vinte mil moedas e até categorias organizacionais-, a valorização e incorporação destas soluções, juntamente com os sistemas governamentais que as regulam, crescem continuamente.

Entre as criptomoedas, o Bitcoin é seguido por Ethereum e Solana, e entre os agrupamentos curiosos está, por exemplo, o chamado memecoin, onde aparecem pepe, Shiba Inu ou Dogwifhat. Cada criptografia possui sua própria tecnologia, que permite o avanço de funções e propósitos específicos.

Buscador