Etimologia de Foro

Tem sua origem remota no contexto da civilização romana, visto no latim como forum, associado à foris, foras, para remeter a algo que está do lado de fora, no exterior, conectado a uma raiz indo-europeia em *dhwer-, interpretado como uma porta sobre a ideia de abrir o caminho. Para os antigos romanos, o foro era o lugar do espaço urbano da qual convergiam as duas vias principais da cidade.

As cidades eram divididas em forma de quadrado ou tabuleiro e cruzada por duas grandes vias: de norte a sul pelo cardo e de leste a oeste pelo decumanos. Na intersecção entre ambas se encontrava o foro. Neste local havia normalmente uma grande praça, um mercado, além de edifícios públicos e religiosos.

No contexto do urbanismo romano

Cidades como Valência, Zaragoza ou Florença têm uma estrutura originária que remonta à civilização da Roma Antiga. O modelo urbano imposto tinha um precedente militar: a distribuição dos acampamentos de defesa ou fortes. Nestas pequenas guarnições conviviam algumas famílias e sua principal missão era proteger este local devido a seu valor estratégico. Estas primeiras construções foram ampliadas ao longo do tempo e se tornaram pequenas cidades (em sua maioria eram cidades de planta hipodâmica).

A partir do cardo e do decumanos foi criada uma estrutura quadrícula com ruas paralelas e perpendiculares e entre elas havia quarteirões regulares dos quais foram construídas as moradias. O perímetro da urbe romana era cercado por uma muralha de proteção.

Apesar desta configuração com critérios racionais, as ruas não tinham nome e nem mesmo um tipo de numeração (para identificar uma rua, fazia-se referência à sua atividade principal, por exemplo, "a rua dos ferreiros").

O Forum Romanum

Na Roma Antiga, a maior parte da vida pública ocorria ao ar livre e o foro era o ponto de encontro por excelência. Neste espaço eram realizadas as principais atividades políticas e religiosas, assim como a venda de produtos no mercado ou macellum.

Para os moradores da capital do Império, o Fórum Romano era algo mais que o centro da cidade, já que este espaço era um lugar de encontro social.

O Fórum Romano era cruzado pela principal via de comunicação, a Via Sacra. Esta rua ia da colina do Capitólio até a entrada do Coliseu. Nela eram celebradas procissões religiosas e fechado acordos comerciais.

Seu pavimento era feito de mármore travertino e mesmo após dois mil anos alguns de seus vestígios permanecem. Abaixo desta estrutura havia a principal rede de esgoto, a Cloaca Máxima. Na cidade de Roma, havia outros foros de dimensões menores, como o Forum Boario ou Forum Siarium.

    : Nicholas

Buscador