Etimologia de Kamikaze

Refere-se a uma lenda antiga, protagonizada por um gigantesco tufão que impediu a armada do imperador mongol Kublai Kahn de chegar ao Japão duas vezes, primeiro em 1274 e depois em 1281, ambos em direção a costa da ilha de Kyushu. Desta forma, foi nomeado como tal. Kami é interpretado como deus ou divindade, e kame como vento. No entanto, foi adotado massivamente no mundo para descrever os pilotos suicidas japoneses que se lançaram como projéteis nas bases americanas e porta-aviões desde os céus para defender sua nação, evidenciada em 1945, na última instância da Segunda Guerra Mundial, sendo um método com um amplo alcance destrutivo, orquestrado pelo alto comando das forças japonesas.

Quase três mil jovens soldados se inscreveram na operação tokkōtai, convocada em outubro de 1944, observando a imaturidade, a falta de experiência que tinham em combate e a propaganda instalada em torno do sacrifício da vida para o imperador e a nação, como um valor e símbolo do respeito eterno. Portanto, a disposição dos aviões e de seus pilotos não era uma mera coincidência ou um impulso de espontaneidade, mas transportavam uma intensa carga explosiva para detonar no momento do impacto.

Rapidamente se instalaria a nível social como um adjetivo para sinalizar atitudes individuais drásticas em relação a determinados sucessos. Da mesma forma, a expressão ressoa em certos acontecimentos, como os ataques às Torres Gêmeas em 2001.

    : Mechanik, Sakura28

Buscador