É visível no latim como mercātus, como era denominado na Roma antiga para o lugar onde mercadores e consumidores se encontravam, regido em grande parte por uma ideia de troca na ausência do desenvolvimento econômico formal, procedendo do verbo mercari, referindo-se a comprar, com base nas formas merx, mercis, entendendo a mercadoria, sobre a raiz do etrusco *merk, no contexto e a ação de comprar.
Associando os componentes etimológicos, é possível observar as palavras mercader (originado no catalão mercader, vinculado à forma mercat, por mercado), mercancia (visto no italiano mercanzia), mercadotécnia (combinando mercātus e o sufixo latino -technia, baseado no grego -technía, por téchnē) ou mercenário (registrado no latim mercenarius).
Compreende um espaço físico ou virtual, considerando o emergente território digital forjado nas avenidas da Internet, destinado a uma operação entre dois ou mais atores em torno de um produto e/ou serviço, distinguindo os papéis de vendedor e comprador, e os respectivos direitos e responsabilidades enquadradas na regulação jurídico vigente. Também , é exposta a figura do mercado, configurada e influenciada pela atividade económica da população, aplicando-se ao valor da moeda nacional, bem como outras referências como o ouro ou o inovador bitcoin, no contexto do sistema bursátil, baseado principalmente na valorização de ações em relação a uma determinada empresa de caráter privado ou público.
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Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/mercado/