Etimologia de Empresa

Está registrada no italiano impresa como o verbo imprendere, e sobre a qual é possível uma desconstrução que identifica o prefixo do latim in-, que indica algo interior, com raiz indo-europeia em *en-, interpretada como "en"; em seguida se observa o verbo prehendere, que se refere à ideia de pegar ou agarrar alguma coisa (observa-se a palavra prender localizada no latim vulgar como prendĕre) e a partir da qual se revela o prefixo pre- na forma do latim prae-, que indica algo prévio, e hendere, repetindo sobre a ação de pegar, com raiz no indo-europeu *ghed-, explicitamente como agarrar. Consequentemente, a partir de sua origem semântica, entendemos que empresa significa apegar-se a algo com o propósito de desenvolvê-lo.

Uma insígnia dos antigos cavaleiros

Esta palavra está associada normalmente à atividade econômica impulsionada por uma ou várias pessoas que mantêm um negócio.

Entretanto, empresa quer dizer também realizar qualquer ação que implica certa dificuldade (no segundo capítulo de Quixote se afirma que o projeto de vida do personagem Cervantes consistia em abrir uma empresa). Neste contexto, deve-se destacar que antigamente este termo se referia à insígnia usada no brasão de armas de alguns cavaleiros e que tal símbolo expressava o compromisso do cavaleiro em empreender uma ação relevante.

Distinção entre negócio e empresa

A palavra negócio vem do latim negotio e literalmente quer dizer negação do lazer. Na atualidade, entende-se que um negócio é qualquer atividade que tem uma finalidade lucrativa. Quando um negócio é organizado de maneira sistemática e com certo volume de operações, acaba tornando-se uma empresa.

O rótulo empresário em seu sentido atual

O inglês é a língua que determina o rumo do significado das palavras. Este fato é observado claramente com o termo empresário. Assim, associamos o nome empresário ao mundo dos negócios, pois em inglês se usa a palavra businessman, que literalmente significa "homem de negócios".

Certa confusão nas palavras

Atualmente, empregamos vários termos para referir à pessoa que gerencia uma atividade comercial. O mais comum é empresário, mas também usamos a palavra empreendedor ou homem de negócios. Apesar de serem rótulos que parecem equivalentes, na realidade não são.

Um empreendedor é a pessoa que tem a responsabilidade de liderar uma série de ações dentro de uma empresa. Um empreendedor é aquele que inicia um projeto de negócio e com o passar do tempo pode tornar-se um empresário. Por último, o homem de negócios é a pessoa que se dedica a qualquer atividade com fins lucrativos (uma pessoa qualquer pode ser um homem de negócios, mas nem por isso precisa ter necessariamente uma empresa).

    : Nikolay N. Antonov

Buscador