Etimologia de Tergiversar, Tergiversação

Tergiversação, registrada nas expressões tergiversatio, tergiversatiōnis, deriva do verbo em latim tergiversāri, formado por tergum, por ‘costas’, ‘dorso’, e vertĕre, por ‘virar’, ‘girar’, ‘mudar’, cuja significação original podia ser associado às ideias de ‘desviar’, ‘ignorar’, ‘contornar’. Tergiversar implica alterar informações com o objetivo de manipular a verdade em benefício próprio ou de interesses relacionados de algum modo ao indivíduo. Como exemplos, podemos descrever cenários como:

1. O advogado tentou tergiversar as palavras da testemunha para que parecessem contraditórias.
2. Os meios de comunicação foram acusados de tergiversar os fatos para apoiar a agenda política.
3. É perigoso tergiversar a história para justificar ações presentes.

Vínculos com outras palavras

Inverter, com referência no latim invertĕre, composto por in-, no sentido de ‘interior’, ‘para dentro’, e vertĕre, para expressar a intenção de mudar a direção ou a posição de algo.

Diversão, nos modos latinas diversio, diversiōnis, com base no verbo divertĕre, composto pelo prefixo di-, com caráter de separação, afastamento, e vertĕre. Em sua essência, estava vinculada a distanciar-se de um curso, tarefa ou caminho, e depois evoluiu para ‘recreação’, ‘entretenimento’, como uma forma de afastar-se das preocupações habituais.

Perversão, no latim perversio, perversiōnis, com base no verbo pervertĕre, constituído pelo prefixo per-, que intensifica a ação, e vertĕre, em torno da ideia de ‘corromper’, ‘desviar algo de seu propósito’, sempre com conotações negativas.

Buscador