Etimologia de Árvore

Encontra-se no latim como arbor e a partir desta raiz é possível identificar termos derivados como arbóreo (em latim como arboreus), arvoredo (raiz em latim como arborēta) ou arbusto (arbustum em latim). Apresenta forte semelhança com seu homônimo em outras línguas, por exemplo, em francês e catalão é arbre, em italiano albero, em euskera arbola, em espanhol árbol e é evolução natural da denominação arbor no castelhano antigo.

Seu significado mais comum faz referência a uma planta orgânica de tronco lenhoso e a uma série de galhos que criam uma copa frondosa. Embora aparentemente seja um ser vivo como qualquer outro, na realidade é muito mais que isso. Não podemos esquecer que sem as árvores o planeta Terra deixaria de existir como conhecemos. Além de sua importância para a estabilidade do meio ambiente, trata-se de um elemento da natureza com profunda carga simbólica e emocional.

Sua dimensão simbólica e representativa

Em algumas culturas ancestrais a árvore simbolizava algo único e exclusivo. Entre os celtas cada árvore tinha sua própria força espiritual. Na mitologia nórdica o carvalho tinha uma dimensão sagrada e a Yggdrasil é um freixo perene que explica os diversos mundos e suas conexões. O pêssego na cultura chinesa e a oliveira no grego também eram um símbolo sagrado.

No relato bíblico de Gênesis, a Árvore da Vida é mencionada como uma alegoria para explicar a existência humana em sua relação com o Criador. Na Cabala Judaica representa a união espiritual entre Deus e os homens.

As referências simbólicas indicadas acima revelam uma realidade: os seres humanos entendem a ideia de árvore como uma inspiração que permite explicar a dimensão sagrada da vida.

Em relação à sua vertente representativa, podemos destacar a Árvore de Porfírio

Através dela o filósofo neoplatônico do século II d. C expôs sua visão de conhecimento e classificou tudo o que existe de maneira ordenada e sistemática.

Por outro lado, para entender a evolução histórica de nossa linhagem familiar temos que criar uma árvore genealógica.

Por último, nas festas natalinas, decoramos uma árvore com enfeites e luzes. Esta tradição provém dos primeiros cristãos que chegaram ao norte da Europa, onde observaram que seus habitantes adoravam as divindades que simbolizam a vegetação.

    : Aisse, Luis Sandoval

Buscador