Ambos substantivos, competência e competição, determinados pelo latim como competentia e competitĭo respectivamente, tem referência no verbo competir, visto na forma latina competĕre, configurando-se a partir do prefixo com-, atuando como união ou encontro, e do verbo petĕre, indicando a iniciativa de realizar algo, no base do indo-europeu *pet-, por ir. Acompanha o sufixo -cia, no caso de competência, e -ção, em competição, para formar o substantivo correspondente.
Dessa forma, dois significados se cruzam. Por um lado, propõe-se uma ideia compartilhada pelo verbo competir e pelo substantivo competição em torno de um confronto com outras pessoas ou consigo mesmo, enquanto, na segunda instância, neste caso, limitando-se neste caso à palavra competência, a capacidade de exercer uma função, tanto em relação ao indivíduo como a uma instituição pública ou privada, por exemplo, “a justiça tem competência para agir na defesa do consumidor contra o abuso de poder na esfera comercial”.
O núcleo estabelecido por petĕre também se reflete no adjetivo competente (dado pelo latim compĕtens), assim como em ímpeto (visto no latim impĕtus), pedir (registrado no latim petĕre), perpetuar (no latim perpetuāre) ou repetir (visível no latim repetĕre).
-
Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/competencia-competicao-competir/