Etimologia de Didático

Sua passagem responde ao francês como didactique, em referência ao grego em didaktikós, expressão adjetiva para indicar a qualidade de saber instruir, sobre o particípio passado didaktos, ensinado, a respeito do verbo didaskein, por ensinar, sobre a raiz indo-européia *dens-, por aprender. Em seguida, intervém o sufixo -ico, em caráter de relação. A forma feminina é apresentada como didática.

Por sua vez, o título de autodidata é apreciado no francês autodidacte, baseado no grego em autodídaktos, guiado pelo prefixo autos-, apontando para si mesmo, em sintonia com a possibilidade e o interesse por aprender. Em sua origem, a educação implicava um acesso limitado ao conhecimento, levando décadas para se tornar universal, lembrando que ainda hoje existe uma brecha no ensino superior em função do custo inerente ao sistema de aprendizagem.

A didática se transformou em um ícone que representa a habilidade do professor em comunicar conhecimentos ao aluno, pelo qual são estudadas técnicas e modalidades para estimular o interesse e a participação. Paralelamente, independentemente dos esforços para incorporar métodos de ensino, existe uma certa predisposição, de forma que a pessoa didática é comumente apontada, estendendo o uso do termo para qualquer contexto.

Buscador