Etimologia de Ecologia

Não se trata de uma palavra com uma ampla trajetória histórica, já que é um neologismo criado no século XIX pelo naturalista alemão Ernest Haeckel. É construída, por um lado, pelo prefixo eco-, procedente do grego oiko-, que significa lar ou casa. Em seguida, observa-se que a maioria das disciplinas científicas se relaciona entre si em nível gramatical, precisamente porque em sua denominação aparece o sufixo grego -logía, do qual está associado ao vocábulo logos, em referência ao raciocínio, à palavra ou à ciência propriamente dita.

Em que contexto começaram a falar sobre ecologia?

A teoria da evolução de Charles Darwin começou a ser conhecida a partir de seu tratado "A Origem das Espécies", publicado em 1859. O livro estabeleceu uma revolução filosófica e científica, já que o mecanismo evolutivo da seleção natural se opunha à teoria anterior sobre as espécies (o fixismo) e à visão criacionista das escrituras sagradas.

Embora o evolucionismo tenha recebido duras críticas, alguns cientistas apoiaram a tese do novo paradigma. Neste clima intelectual, o filósofo e naturalista Ernest Haeckel começou a divulgar os trabalhos de Charles Darwin. O conceito ecologia - idealizado por ele – estava conectado com a essência do evolucionismo, uma vez que os mecanismos de seleção natural ocorrem num cenário geral, o oikos de todos os seres vivos.

Os cientistas especializados nesta disciplina têm seu próprio universo de linguagem

O biótopo é um conjunto de condições ambientais relacionados ao desenvolvimento dos organismos vivos, como o tipo de solo, as condições atmosféricas e as características geográficas. Os mecanismos associados ao surgimento da vida formam a biogênese (a teoria da biogênese acabou com a ideia de geração espontânea). Uma comunidade de seres vivos e um meio natural determinado constituem um ecossistema.

Além da ciência

A ecologia como disciplina científica foi infiltrando-se na linguagem cotidiana. As pessoas que defendem a preservação do meio ambiente são ecologistas, as comunidades dedicadas à sustentabilidade econômica de um ecossistema são conhecidas como ecoaldeias e os produtos comercializados de maneira respeitosa com o meio ambiente são identificados por sua certificação ecofriendly, ou seja, ecológica.

Nos últimos anos, foi formada uma nova corrente de pensamento, o ecofeminismo. Este neologismo criado pela escritora francesa Françoise d'Eaubonne, em 1974, combina duas aspirações: que a vida no planeta não esteja sujeita à degradação dos recursos naturais e que o papel das mulheres na sociedade seja comparável ao dos homens.

    : Julia

Buscador