Etimologia de Hipótese

Provém do grego, mais especificamente do vocábulo hypothesis, que significa conjectura ou suposição. Em sua formação foram usados dois elementos lexicais: hypo que equivale a debaixo de e thesis que quer dizer conclusão. Portanto, a hipótese é uma ideia que estabelece uma conclusão definitiva ou uma tese.

Na verdade, esta ideia prévia à conclusão é uma suposição, da qual pode ser verdadeira ou falsa. Na linguagem científica, empregamos esta palavra em referência a uma parte do método científico.

Um processo fundamental na pesquisa científica

Antes de iniciar uma pesquisa todo cientista deve identificar um problema. Uma vez descrito um fenômeno problemático, a hipótese passa a ser formulada. Em outras palavras, afirma-se uma suposição que poderia ser a explicação de tal fenômeno.

Logicamente, quando o enunciado de uma hipótese é refutado pelos fatos observados, tal afirmação não tem mais validade e é necessário introduzir uma nova suposição ou conjectura.

Quando a suposição proposta é confirmada como válida, a hipótese inicial é verificada e, portanto, transforma-se em uma tese. Esta tese pode alcançar a categoria de lei e o conjunto de leis se transforma em teoria.

Dentro de um processo de pesquisa, as hipóteses são tentativas associadas a alguma variável concreta. Em suma, trata-se de uma proposta para resolver um fenômeno que inicialmente se apresenta como um problema.

A questão da falsidade

Durante séculos, acreditou-se que a ciência devia estar baseada na indução. Em outras palavras, os conhecimentos particulares que se confirmam permitir extrair uma conclusão de caráter geral. Este critério foi rejeitado pela comunidade científica, pois em alguns casos particulares não podemos inferir uma lei universal.

Para superar o problema da indução foi proposto um novo critério, a falsificação. Desta maneira, em vez de buscar todos os casos que confirmam uma hipótese, opta-se pelo caminho contrário, ou seja, o que se busca é um caso que seja o contrário da conjectura inicial. Quando a hipótese inicial é refutada por um fato apenas uma vez, esta proposta deixa de ser válida.

Em resumo, a ciência não avança porque aceita proposições verdadeiras, mas rejeita as que são falsas. Portanto, aquilo que consideramos certo tem um caráter meramente provisório (será certo até que se prove o contrário).

O critério de falsidade não afeta apenas a formulação de uma hipótese, mas também constitui um critério para delimitar as propostas científicas das não científicas.

    : Larte

Buscador