Está localizado no latim sobre as formas mors, mortis, associado ao verbo mori, que significa morrer, tendo raiz no indo-europeu em *mer(2)-. Este núcleo está associado às formas expressas em sânscrito (mrtih), armênio (meranim), lituano (mirtis), irlandês antigo (marb), anglo-saxão (morb) ou no alemão (*murthran); por outro lado, no hebraico se usa o vocábulo mavet, sobre a raiz mwt.
O Deus Mors
Como se sabe, os romanos se inspiraram na mitologia grega para criar suas próprias histórias mitológicas. Assim, a personificação da morte entre os gregos era conhecida como Tanatos (não representa a dimensão cruel do fim da vida, mas sua parte libertadora e até mesmo doce).
Em sua adaptação à civilização romana Tanatos se tornou Mors. Era filho de Nox, a deusa da noite, e irmão de Somnus, o equivalente a Hipnos na mitologia grega. Nos relatos literários, Hércules e Mors se enfrentaram quando o herói tentava proteger a esposa de um amigo íntimo e também encontramos este deus escoltando Plutão no momento de acompanhar as almas até os portões do submundo.
Outros contextos culturais
Na área da psicanálise Freud falou sobre o impulso da morte em oposição ao ímpeto da vida. Ambas as ideias foram expostas através de duas figuras da mitologia grega, Tanatos e Eros.
Quando alguém morre após inalar monóxido de carbono, fala-se de uma morte doce, pois a pessoa afetada dorme lentamente, sem nenhum sofrimento. Quando nos referimos à eutanásia, a morte também é mencionada num sentido positivo, já que esta palavra é formada pela combinação do prefixo eu (bom) com tanatos (morte).
O fenômeno da morte aparece com frequência na Bíblia, mas não está mencionado como tal.
Em seu lugar, emprega-se a palavra sonho, uma vez que ambos os fenômenos têm certa semelhança. Não devemos esquecer que com a ressurreição de Jesus Cristo há um retorno à vida, como acontece quando despertamos de um sonho.
No Egito Antigo, o texto funerário mais ilustre é o Livro dos Mortos. Trata-se de um conjunto de magias com os quais se pretende ajudar os defuntos a superar o julgamento de Osíris antes de viajar para a outra vida.
No mundo do esporte, o sistema de desempate em algumas competições é conhecido como morte súbita. Consiste em proclamar vencedor o atleta ou equipe que alcançar seu objetivo antes do adversário, como acontece no tênis, no polo e na luta livre.
No campo da medicina, esta denominação é também usada em relação ao falecimento repentino e inesperado.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/morte/
-
: Morphart