Etimologia de Esporte

É uma adaptação do inglês sport, em referência ao Francês Antigo deportarse, sobre a ideia de lazer e entretenimento, combinando os elementos de-, que indica afastamento, e portare, mediante o qual é localizada uma raiz no latim em portare, relativo a carregar uma coisa, em associação com portus, traduzido como porto. A mensagem é: dizer adeus aos problemas e se distrair.

Em paralelo, é importante observar a relação lingüística com relação à palavra deportar, que compartilha componentes com esporte. Na Roma Antiga, deportāre era usado como sinônimo de exílio. Assim, um indivíduo era banido politicamente como uma forma de punição.

Ao analisar uma palavra a partir da perspectiva de seu significado originário, podemos encontrar um fenômeno curioso da linguagem: um vocábulo tem elementos com significado primitivo e o passar do tempo proporciona novas dimensões. Este fenômeno linguístico é expresso claramente neste caso.

Os primeiros esportistas da história

No século VIII a. C. começaram a ser organizados a cada quatro anos os antigos Jogos Olímpicos na cidade de Olímpia. Aqueles que competiam em diversas modalidades eram chamados de atletas (a palavra atleta vem do grego e significa literalmente "aquele que compete por um prêmio").

As modalidades realizadas foram as seguintes: dialus (uma corrida ao redor de um estádio), dolichos (uma corrida de maior distância, provavelmente duas voltas de um estádio), pentatlo (uma combinação de cinco provas: corrida a pé, arremesso de disco, lançamento de dardo, salto em distância e combate de luta). O pancrácio foi outro evento competitivo que consistia na combinação de luta e boxe.

O mundo do esporte da qual conhecemos nos dias atuais surgiu com a versão moderna dos Jogos Olímpicos

Em 1892, algumas associações esportivas se reuniram na cidade de Paris para colocar em prática um novo evento, os Jogos Olímpicos. O principal impulsor deste acontecimento foi o historiador francês Pierre Coubertin. A primeira edição ocorreu na cidade de Atenas em 1896, pois se acreditava que a capital grega era o lugar ideal para recuperar o espírito dos jogos antigos.

A herança da Grécia Antiga permanece viva nos atuais Jogos Olímpicos. Prova disso é a competição da maratona, a perseguição aos atletas trapaceiros, o prêmio aos vencedores e o prestígio social daqueles que conseguem a vitória.

Na atualidade o esporte tem várias versões e abordagens. Faz parte de seu aspecto competitivo e profissional, mas também num sentido lúdico e participativo. É uma atividade destinada para todos, independentemente da idade ou das condições físicas de cada indivíduo.

    : Alexander Pokusay

Buscador