Etimologia de Percepção e Perceber

Um substantivo -exposto nas formas latinas perceptio, perceptiōnis- e um verbo -visível em percipĕre- conectados e diferenciados a partir do alcance da significação. A desconstrução é compartilhada por ambas palavras, configurando-se sobre a base do prefixo per-, para indicar totalidade, seguido do verbo capĕre, que se entende por capturar ou tomar, determinado pela raiz indo-européia *kap-, por agarrar, e finalmente separamos a passagem referente à percepção, no qual é incorporado o sufixo -ção, que corresponde às formas latinas -tio, -ōnis, atuando como ação e efeito.

O núcleo regido por capĕre, que possui uma variante técnica vista na forma cipāre, demonstra sua força de influência a partir da sua presença em: capacidade (no latim capacĭtas), cativo (no latim captīvus), interceptar (no latim intercipĕre) ou antecipar (no latim Latino anticipāre).

A diferença na concepção rege pela propriedade linguística. Assi, por um lado, aprecia-se uma ideia geral que predomina em percepção, compreendendo o sentimento do está acontecendo no entorno, e por outro, incorpora-se e enfatiza-se a prática concreta de receber uma coisa, como por exemplo o salário.

Buscador