Etimologia de Técnica

É visível a partir do francês technique, sobre o antecedente no grego em technikós, por aquele que cria ou desenvolve, associado a téchnē, interpretado como à arte ou habilidade no contexto criativo, evidenciando raiz no indo-europeu *teks-, por fabricar ou criar.

O pilar central expressado em téchnē é transformado em um elemento de ampla extensão, afetando a construção de: música (no grego como mousikḗ), ginástica (sobre o grego em gymnasía), tecnologia (formado no grego technológos, por téchnē e lógos), aritmética (no grego como arithmētikḗ), matemática (visto na forma grega mathēmatiká) ou pirotécnica (formado pelos elementos gregos pyro-, referindo-se ao fogo, e téchnē).

Embora cada indivíduo tenda a manifestar uma predisposição física e/ou intelectual que o favoreça, a técnica não é algo inato, manifestando-se como resultado do estudo e da prática de modos transformados em padrões, de maneira de atingir o melhor nível em que se é capaz de alcançar no caminho para a perfeição. No entanto, sempre existe a possibilidade de revelar uma nova técnica, a partir de descobertas e avanços, e nesta categoria é possível tanto criar como adaptar ou ultrapassar uma prática já conhecida.

Buscador