Comumente vinculado e equivocadamente limitado ao campo da informática (seja no nível físico, exposto na figura do computador, ou virtual, dentro das possibilidades da Internet), tem referência no grego como technología, associada a tecnólogos, formado por téchnē, compreendendo o idéia de arte e habilidade, enraizada no indo-europeu *teks-, por construir (da mesma maneira, esse núcleo determina, por exemplo, o termo arquitetura), e lógos, para estabelecer caráter de ciência ou estudo. Portanto, a tecnologia é a passagem pela qual o conhecimento e as ferramentas divergem para criar algo útil e funcional.
Para entender melhor o alcance do termo, é interessante observar as chamadas tecnologias suaves e duras. Os primeiras se referem às pessoas que aplicam o conhecimento, bem como os protocolos estabelecidos de organização e processo, e as segundas respondem às máquinas e instrumentos necessários para executar uma tarefa específica. Como se vê, indiretamente, o próprio indivíduo é um emblema da tecnologia, manifestando o conhecimento como seu valor máximo; no entanto, ele precisa de elementos que lhe permitam projetar seus pensamentos para que se tornem realidade.
Nesse quadro, o computador é transformado em um veículo extremamente ilustrativo, presente em vários campos, capaz de reunir ferramentas poderosas que se adaptam à capacidade do usuário; O mesmo software de design gráfico usado por um profissional de renome da indústria cinematográfica pode estar nas mãos de um adolescente, no entanto, ele ou ela não possui -ainda- a experiência ou o treinamento que lhe permite obter os melhores resultados.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/tecnologia/
-
: Ratoca