Etimologia de Terremoto

Reconhecido no latim como terraemōtus, distinguindo os elementos: terra, que significa o planeta propriamente dito, sobre uma possível raiz indo-europeia em *ter-, que remete a uma superfície seca; e motus, que compreende a ideia de movimento. Observa-se no contexto do processo natural dado pelo fenômeno de deslocamento intenso das placas da terra responsáveis por produzir diferentes níveis de tremores.

Em outros idiomas há uma combinação idêntica: em inglês earthquare, em catalão terratrèmol, em espanhol terremoto, em francês tremblement de terre e em italiano terromoto. Em todas essas línguas tem a mesma ideia: a terra treme.

Lisboa, São Francisco, Valdivia e Manágua foram devastadas pelos intensos movimentos sísmicos

Os fortes movimentos de terra podem constituir uma catástrofe de grandes magnitudes, já que normalmente são precedidos de maremotos ou tsunamis, por outro lado, podem provocar incêndios. Ao longo da história, alguns sismos destruíram cidades inteiras, como o terremoto de Lisboa em 1755, de São Francisco em 1906, de Valdivia em 1960 e Manágua em 1972.

Há 2000 anos já existiam sismógrafos

A sismologia é a disciplina científica que estuda as ondas produzidas pela ação dos terremotos. Os primeiros sismógrafos foram usados na China há 2000 anos e na atualidade esta tecnologia registra o movimento terrestre em relação a uma posição imóvel. Para medir a magnitude dos terremotos, utiliza-se a denominada escala Richter, idealizada pelo físico e sismólogo norte-americano Charles Francis Richter em 1935.

Este fenômeno da natureza só poderia ser explicado na antiguidade pela intervenção dos deuses

Da mesma forma que aparece nas histórias de Hesíodo, o titã Atlas era um dos irmãos de Prometeu e filho de Jápeto e da ninfa Clímene. Como os demais titãs, Atlas foi prisioneiro no submundo e teve um severo castigo do deus Zeus: tinha que carregar em seus ombros o peso da Terra.

No entanto, o deus dos mares (Poseidon) provocava fortes movimentos das águas para desestabilizar a quietude terrestre. Esta narrativa mitológica apresenta uma explicação totalmente lógica, pois antes do pensamento científico os humanos explicavam os fenômenos da natureza a partir da vontade dos deuses.

A tecnologia antissísmica foi desenvolvida especialmente no Japão

As novas construções no país nipônico incorporam todo tipo de sistema para enfrentar possíveis terremotos. Neste sentido, imensas barras de aço são embutidas na terra para construir as edificações. Nos terraços dos edifícios, o piso é revestido com um material para evitar a infiltração da água pelo interior do edifício. Em suma, as novas construções são projetadas para suportar os movimentos sísmicos de grande intensidade.

    : Luis Sandoval M.

Buscador