Etimologia de História

Postula-se no latim como historĭa, baseado no grego historía, associado à historeín, em alusão a indagar ou inquirir, e este relacionado à histor, que remete à capacidade do julgamento a partir do saber, encontrando raiz no indo-europeu *weid-, do qual se interpreta como ver, no contexto de testemunhar.

Adquire sentido a partir da invenção da escrita

Situando-nos especificamente no grego historein, desde o trajeto que traçamos no início da análise, recordando que tal grau evolutivo da palavra se refere à ideia de perguntar, conhecer e, definitivamente, aprender, observamos que quem deixou pela primeira vez um testemunho escrito sobre as tradições de outros povos foi o grego Heródoto de Halicarnasso no século V a. C. No contexto do mundo ocidental é considerado o primeiro historiador e o pai da historiografia.

Sua principal obra tem um título bem revelador: “Histórias” (trata-se de um relato em que são narradas as Guerras Médicas entre persas e gregos, por outro lado, conta-se uma série de anedotas e costumes relacionados às suas viagens pelo Egito).

Os historiadores organizam a passagem do tempo em grandes etapas e para isso estabelecem uma diferença fundamental: o que aconteceu antes da invenção da escrita e o que ocorreu depois. O anterior é a pré-história e o posterior é propriamente a história, da qual se desenvolve em um sentido cronológico em diferentes períodos: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Em todas as culturas e civilizações os indivíduos apresentam sinais de um tempo remoto, assim como histórias, lendas e crônicas que são transmitidas de geração em geração sobre o que aconteceram tempos atrás. Estas e outras referências do passado tem uma necessidade: saber o que aconteceu num tempo passado para poder interpretar o presente.

Como outras áreas do conhecimento, esta apresenta diversos ramos e disciplinas auxiliares: cartografia, epigrafia, cronologia, paleografia, arquivística, diplomática, heráldica, numismática, vexilologia, etc. Cada uma está focada em uma dimensão específica da história.

A história está projetada em todas as disciplinas e em todos os indivíduos

A literatura, a filosofia, o direito, a matemática, a biologia ou qualquer outra disciplina são áreas do conhecimento que se ocupam de uma dimensão da realidade.

Entretanto, cada uma tem sua própria história, pois começou em um momento específico e foi desenvolvendo-se por certas vias ou outras. Neste sentido, o conhecimento humano pode ser entendido a partir de sua própria evolução histórica. Vale lembrar que as palavras também têm sua origem e evolução e por este motivo analisamos sua etimologia.

A partir de uma perspectiva individual, somos todos herdeiros de um passado. Assim, viemos de uma linhagem familiar, sendo que em nosso povo ou cidade existem festas e tradições que se remontam a um tempo distante, queremos saber quem fundou nossa localidade ou associação da qual pertencemos. Em suma, se não tivéssemos respostas para as perguntas do passado, não saberíamos o que somos no presente.

    : Ivnas, Marco Bonomo

Vinculado

Buscador