Etimologia de Text Neck

É um fenômeno problemático identificado pelo quiroprático americano Dean L. Fishman em 2008, inspirado a partir de examinar e diagnosticar um jovem de dezessete anos, ainda motivando a que Fishman criasse uma clínica especializada (Text Neck Institute) no ano seguinte, a fim de prevenir e tratar os sintomas e as consequências desta condição moderna. Literalmente, é traduzido como "pescoço de texto".

O uso habitual de telefones celulares (smartphones inteligentes e convencionais), tablets e outros dispositivos tecnológicos leva aos usuários a usá-los de maneira prejudicial, carregando-os com a mão aproximadamente ao nível do estômago, forçando a cabeça para frente, potenciado pela pequenez da tela e os elementos que aparecem nela. Além disso, existe uma ação intuitiva de aproximar a cabeça ao dispositivo, afetando os músculos do pescoço. O resultado é uma postura antinatural que envolve dor na região do pescoço e ombro, bem como rigidez e até (em combinação com outras atividades, como exercícios físicos mal executados) distensões, entre outras possíveis consequências ou lesões.

No entanto, existem opiniões que questionam a existência desse fenômeno, argumentando que ao longo da história houve inúmeras profissões ou práticas que forçaram posições incorretas levando aos mesmos sintomas e, portanto, não seria uma doença do mundo moderno, mas uma figura criada pelo marketing para vender produtos e serviços. Entre os que defendem a existência do Text Neck como uma doença, fala-se inclusive de epidemia, citando números que expõem uma incidência de 50 a 70% sobre a população norte-americana, sendo um cenário matemático que pode se replicar em qualquer região do mundo como uma tendência. Independentemente do pensamento, a realidade é que uma postura incorreta ou uma série de maus hábitos desencadeiam facilmente os sintomas explicados acima, e o smartphone, como maior detonador, está presente em 99% dos indivíduos como um objeto que expõe uma dependência clara.

A melhor luta contra o text neck é trabalhar na correta higiene postural, mantendo-se erguido com o pescoço reto, o que afeta diretamente a posição da coluna e dos músculos, para se posicionar de maneira mais natural. Da mesma forma, é sempre valioso consultar um profissional médico.

    : Tanaboon

Buscador