Etimologia de Agropecuária

E visto como um neologismo baseado no prefixo grego agro-, para indicar o campo ou a terra própria do cultivo, e o pecuarius, para postular o gado. Assim, a atividade agropecuária é aquela que engloba dois setores: a agricultura (dada em latim como agricultūra) e o gado (que vem do termo ganhar, tomado do gótico ganan, sobre o alemão waidanjan com raiz no nórdico gana).

São observados vários termos conjugados em relação ao prefixo agro-, tais como: agroindústria (em latim industria), agrotóxico (encontrado no latim como toxĭcum, distinguindo-se como veneno, sobre o grego toxikón, indicando uma substância venenosa colocada em uma flecha como arma letal, por tóxon, que faz alusão ao arco), ou agroquímico (no árabe clássico kīmiyā, com relação ao grego chymeía).

A revolução do neolítico

O neolítico estabeleceu uma mudança substancial, uma vez que neste período foram instituídas duas atividades totalmente novas: a agricultura e a pecuária.

Os primeiros indícios do setor agropecuário se encontram no Oriente Médio e ocorreram aproximadamente a 10.000 a. C. Este território contava com algumas características idôneas para o surgimento da agricultura e da pecuária: terras férteis, rios caudalosos e uma variedade de espécies animais e vegetais. Assim, as hordas humanas que se moviam de um lugar para o outro encontraram um local perfeito para assentamento definitivo.

A população que vivia próxima às margens dos rios Tigre e Eufrates crescia notavelmente e, devido a isso, a atividade de caça não conseguia mais atender as necessidades alimentares das sociedades humanas. Esta limitação ativou a busca de uma alternativa mais efetiva e produtiva.

A indicação do cultivo de plantas e a domesticação de animais também ocorreram em outras áreas do planeta, como na América, China e Índia.

Os especialistas do período neolítico afirmam que a agricultura é a consequência lógica de outras atividades, como a moagem de grãos e o armazenamento de frutas em pequenos recipientes

O trigo, a cevada, o milho, o centeio e a aveia foram as primeiras espécies vegetais a serem cultivadas de maneira sistemática (os novos produtos geraram mudanças radicais na dieta e como consequência disso as condições de saúde melhoraram notavelmente).

Em relação à pecuária, surgiu como uma evolução natural da caça e os primeiros animais domesticados foram a cabra, a ovelha, a vaca e o cavalo.

Das tarefas agrícolas surgiram novos avanços para a história da humanidade

Ao levar uma vida dedicada à agricultura e à pecuária, o homem neolítico precisava de ferramentas mais complexas do que aquelas fabricadas de pedras mais simples. Assim, introduziu também o sílex e basalto. Para obter estes minerais foi necessário cavar poços e remover a terra. Em outras palavras, as diversas tarefas agropecuárias obrigaram a inventar uma nova atividade, a mineração.

Por outro lado, os excedentes agrícolas e pecuários facilitaram a troca de produtos entre as comunidades. Com estas trocas o comércio entrou de vez na vida da sociedade.

    : Angelica Flores

Buscador