Etimologia de Arborização

Com referência no francês arborisation, manifesta uma composição dada pelos elementos arborizar, sobre o latim arbor e o sufixo -izar, e a companhia do sufixo -ção. Refere-se à atividade e resultado de plantar árvores.

Trata-se de um procedimento cujo objetivo é plantar árvores de maneira extensiva naqueles espaços que foram afetados por um abate ou queima abusiva por parte do homem causando um contundente desequilíbrio no ecossistema.

Para restabelecê-lo é indispensável concretizar esta ação. Trata-se de uma atividade estreitamente vinculada ao cuidado meio ambiental, sendo sua principal missão sanear as intervenções humanas nocivas.

Fontes de vida

As árvores são fundamentais para manter o equilíbrio no planeta, pois fornecem oxigênio para que todas as espécies vivas possam desenvolver-se dentro dos conformes e são essenciais para absorver os gases do efeito estufa, consequência direta do aquecimento global que sofremos hoje.

Sem dúvida, sem elas, a vida no planeta sofre sérios riscos.

Como o resultado desta ação não é imediato, ou seja, leva vários anos para que as espécies replantadas se desenvolvam em seu máximo esplendor, é preciso que os recursos sejam usados de modo racional, com um olhar sustentável.

Desmatamento: combinação da necessidade de sobrevivência e ânsia econômica

O abate ou queima de florestas tem como objetivo primordial obter sua matéria-prima que permite produzir papel e madeira, diante desta ânsia comercial são destruídas centenas de florestas sem um planejamento de um reflorestamento adequado.

Outro fator que influencia é a necessidade de obter terras para desenvolver atividades agropecuárias e de mineração.

As complicações econômicas e os danos ambientais, muitos deles perpétuos, são consequências diretas da não arborização.

O desmatamento, como se denomina formalmente a destruição das florestas, atenta diretamente contra o planeta e seus componentes: são extintas as espécies vegetais e animais, muda-se radicalmente as condições climáticas, sendo um exemplo atual a mudança climática brutal que afeta a terra, a erosão do solo e também por gerar deslocamentos forçados de populações nativas.

Embora se tenha tomado consciência deste estado nos últimos anos, há um dano precedente difícil de reparar.

Tarde, mas chega a consciência sustentável

A designação de florestas como áreas protegidas é uma das medidas adotadas para reverter o problema.

Com uma norma clara e aplicada na prática está comprovado que o problema pode ser reduzido.

O descuido existente no passado por pensar erroneamente que os recursos naturais são abundantes e que nunca acabarão gerou comportamentos terríveis como os descritos.

O abate de árvores se remonta há milhares de anos e foi aumentando à medida que progride o desenvolvimento da agricultura, uma vez que era necessário contar com terra e luz, um limite natural à luminosidade solar imposta pelas árvores para permitir o crescimento das colheitas.

Por outro lado, os altos custos e a crença de estar perdendo tempo com o processo de arborização também contribuíram com o abandono.

No entanto, entende-se que hoje é mais caro do ponto de vista econômico e ambiental perder florestas inteiras e para sempre.

A introdução da tecnologia e o aperfeiçoamento de técnicas têm melhorado substancialmente a panorama neste sentido.

    : Tatbrha

Vinculado

Buscador