Etimologia de Bluetooth

É uma referência a Harald Blatand (rei da Dinamarca em 958 e posteriormente da Noruega em 976, dadas as transformações na região naqueles tempos), personagem que se tornou popular no idioma inglês como Bluetooth e, assim também o logotipo responde a suas iniciais, em caracteres conhecidos como runas sobre o antigo alfabeto escandinavo. A inovação tem suas raízes em uma equipe formada em 1989 pela Ericsson Mobile, na Suíça, empresa que mais tarde seria comprada pela Sony em 2011, liderada por Nils Rydbeck, acompanhado pelo médico Johan Ullman e os engenheiros Sven Mattisson e Jaap Haartsen. Em 1998, um grupo de empresas seria formado com o objetivo de criar um padrão (com a participação da IBM, Toshiba, Nokia, Intel e a protagonista a quem ninguém associa diretamente, Ericsson), e seria apresentado ao público apenas em 1999.

No entanto, a referência foi assinada pelo engenheiro da Intel Jim Kardash (quem estava familiarizado com a história de Blatand a partir do livro The Long Ships), durante o estágio de desenvolvimento da conectividade entre laptops e telefones celulares, considerando que normalmente são designadas denominações até oficializar o nome definitivo. O paralelismo é apreciado pelo papel que Blatand teve na integração dos povos da região, para transferi-lo ao protocolo de integração tecnológica. O ponto importante a ser observado é o fato de ter sido desenvolvido tão abertamente, porque se fosse uma inovação nas mãos da Apple, por exemplo, não haveria uma universalidade como a que temos hoje, que atinge todas as marcas.

A idéia e o objetivo do Bluetooth é possibilitar a conexão entre diferentes dispositivos dentro de uma pequena área, entendido como um uso prático individual, sem a necessidade de estar conectado a Internet; quando nasceu, não existía a facilidade na acessibilidade que temos hoje, mas mesmo nos dias atuais, se uma pessoa estiver viajando em um veículo pode facilmente perder a sinal de Internet, seja porque está atravessando uma ponte ou uma área rural, e é nessas situações que o Bluetooth vence, e os motivos pelos quais continua, como uma solução útil e necessária.

    : Pheelings

Buscador