Vem do termo destro, mantendo sua raiz no latim e é observado como Dexter, do qual é aplicado para explicar a pessoa que é mais hábil utilizando a mão direita, desde escrever até realizar qualquer tipo de atividade diária como mexer com uma colher. Este termo vem acompanhado pelo sufixo -eza, que indica a qualidade.
É o oposto de sinistro ou canhoto, termo usado para indicar aquele que tem talento com a mão esquerda. No uso moderno, a palavra é usada exclusivamente para expressar o domínio e a perícia com a qual se executa uma ação. Esta capacidade está associada primeiramente à aptidão de efetuar algum trabalho físico ou manual. Por outro lado, também com a capacidade de realizar tal trabalho de maneira satisfatória, sem erros.
Não se trata geralmente de uma habilidade que nasce com as pessoas, mas que é adquirida ao longo do tempo com a prática constante e dedicada à ação ou atividade que se desenvolve.
Mais de uma pessoa poderia comparar com sua própria experiência ou observando outra.
O comum é que alcançarmos tal habilidade após um longo processo de exercício e esforço.
Vamos pensar, por exemplo, quando compramos um celular novo, no começo é difícil acostumarmos com a nova tela, com as teclas e os comandos, assim cometemos alguns erros que desaparecem com o tempo e a manipulação diária.
Finalmente conseguimos ter êxito com o manuseio, mas é claro que antes temos que passar por esta fase de experimentação e exercício. Exercitar muito, além de ser constante é o único caminho para o êxito neste sentido.
Trata-se de uma questão natural, a primeira vez que fazemos algo que nunca fizemos certamente teremos dificuldade, ainda mais se for algo técnico, mas repetindo a ação todos os dias a atividade se tornará familiar e não precisaremos de nenhum manual ou alguém para nos ensinar como proceder.
Moderação
Outra questão de extrema importância é a paciência, pois sem a devida serenidade e tranquilidade ao nosso lado, não podemos passar pelo processo de aprendizagem que pode levar dias ou semanas.
Por outro lado, a inteligência também conta, tanto no plano intelectual quando os desafios são cognitivos, como no que diz respeito ao processo físico ou manual.
Existem atividades de trabalho que exigem uma destreza especial, dentre os quais podemos destacar: a gastronomia, a ginástica, os médicos cirurgiões, os mágicos e ilusionistas, os artesãos, arquitetos, designers, entre outros.
O descobrimento do fogo, um talento dos homens primitivos que mudou o futuro da humanidade
A destreza é uma condição inerente à humanidade e que desde o início foi colocada em prática e ajudou a sobreviver em contextos certamente adversos, como há milhares de anos quando nem indústria, nem a tecnologia ou muito menos outras atividades haviam sido desenvolvidas.
Então era necessária uma busca com as ferramentas e recursos que a natureza oferece para poder superar alguns contratempos ou satisfazer as necessidades básicas.
O fogo foi uma das primeiras criações dos homens primitivos e sem dúvida o elemento que mudou a vidas de todos.
Calcula-se que exista há cinco milhões de anos e deu início ao processo formal de civilização.
Junto com os avanços posteriores que permitiram criar a roda e a escrita, é que as sociedades puderam atingir o ponto máximo de desenvolvimento que ostenta hoje.
Segundo alguns estudos, há um milhão e meio de anos, a espécie Homo Erectus conheceu o fogo, mas não sabia como acendê-lo.
Finalmente conseguiram manipulá-lo observando os fenômenos naturais que produziam e assim imitaram; hipóteses dizem que teria caído um raio do qual impactou a terra e isso fez gerar fogo, o que lhes permitiu imitar, assim como a erupção vulcânica.
Melhorou a qualidade de vida e aumentou a sobrevivência em hábitats adversos
Sua produção foi determinante porque seu manuseio e domínio lhes permitiu aquecer-se do frio e cozinhar alimentos.
As primeiras tentativas bem-sucedidas foram as seguintes: esfregar dois pedaços de madeira seca ou duas pedras para gerar calor.
Especula-se que o fogo era transportado e conservado através de tochas.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/destreza/
-
: Leks_052, Drawlab19