Etimologia de Manual

Com origem no latim a partir do vocábulo manualis, que se refere ao trabalho efetuado com as mãos, esta palavra é usada hoje em dia mais precisamente para explicar: o que fazemos com as mãos, qualquer tarefa ou procedimento que exija o uso das mesmas.

Guias de estudo e exercício

Com o tempo, uma segunda referência foi adicionada à palavra exemplificando aquele livro que tem uma finalidade educativa e, portanto, seu design e conteúdo estão destinados a cumprir tal objetivo.

Na escola primária são os livros de cabeceira das matérias de história, geografia, entre outras.

Embora estes tipos de manuais sejam os mais comuns, o formato se modificou para outras áreas e mesmo assim é utilizado para orientar e ensinar um usuário na manipulação de um equipamento ou dispositivo; são popularmente chamados de manuais do usuário ou de instruções.

Orientam em relação ao uso e à maximização de funcionamento de um equipamento

Todos os aparelhos eletrônicos ou mecânicos vendidos no mercado são acompanhados deste tipo de livro para que sejam lidos e facilitem seu uso, assim como a conexão que exigem do equipamento em questão.

O conteúdo reúne especificações técnicas, descrição do produto e todos seus elementos componentes, funções, uso correspondente para maximizar seu funcionamento e evitar algum dano, inclusive costumam destinar um capítulo sobre os problemas mais típicos que podem ocorrer durante seu uso e a maneira de como solucioná-los.

O desenvolvimento da Internet democratizou seu acesso e liberou seus custos

Geralmente, estão localizados na caixa ou packaging que contém o produto, embora também seja possível baixá-los ou visualizá-los através da web, fato que proporciona um enorme conforto, já que é possível fazer uma consulta online a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Embora a empresa criadora ou dona dos direitos de comercialização do produto seja também a fabricante dos manuais citados, atualmente, muitos deles são realizados pelos próprios usuários, que se destacam por sua precisão e qualidade, ainda mais elaborados pela empresa fabricante.

Redes sociais como o YouTube se tornaram o espaço predileto dos usuários de diferentes aparelhos ou dispositivos para enviar vídeos que contêm as instruções de uso, inclusive grande parte deles são mais consultados do que as empresas de produção porque contam com uma maior precisão de uso e os problemas mais comuns que surgem do funcionamento.

O fato de esta informação estar disponível para todos na web hoje em dia, além de reportar benefícios como a instantaneidade e a comodidade de acessar a informação, não podemos ignorar a vantagem econômica que representa não ter que pagar dinheiro a parte para consegui-los.

Por outro lado, existem manuais que orientam e transmitem um procedimento de trabalho específico às pessoas, ou como realizar qualquer tipo de atividade ou ação, das quais servem para iniciantes que estão dando seus primeiros passos no uso, como para aqueles outros que desejam aperfeiçoá-lo.

    : Smole, Laschon Maximilian

Vinculado

Buscador