Etimologia de Invenção

Como substantivo, está localizado no latim como inventio, expressando uma descoberta e afirmando a ideia de criação sobre alinhamentos de criatividade e inovação em relação aos padrões conhecidos ou para destacar algo que tenha tais características. A desconstrução identifica o prefixo latino in-, que refere ao interior interpretado no contexto de algo que nasce de alguém, com raiz indo-europeia em *en-; acompanhado por venire, que refere a algo que aparece ou está chegando, sobre o indo-europeu *gwa-, contemplando algo ou alguém que está chegando ou está a caminho; e moldado pelo sufixo -ção, que tem sua forma no latim -tio, para determinar ação e efeito.

Por outro lado, observam-se associações sobre o núcleo linguístico, todas no eixo do latim: invenção em inventum, a figura do inventor é registrada como inventor, da mesma forma que inovação é observada em innovatio.

Primeiras invenções na história da humanidade

A capacidade de refletir ou raciocinar é a faculdade que caracteriza o ser humano como espécie. Esta predisposição natural é inerente ao homem e, portanto, anterior à escrita, à fabricação de qualquer utensílio ou às técnicas agrícolas.

Os estudiosos da pré-história coincidem em uma avaliação: o fogo foi a primeira invenção da humanidade. Este fato ocorreu há 500.000 anos e graças a ele foi possível proporcionar uma fonte de calor e melhorar o preparo dos alimentos.

Os vestígios da pré-história mostram que o homem criou as primeiras invenções a partir dos elementos que se encontravam ao seu redor, como as pedras, os ossos e os pedaços de madeira. Com estes materiais começamos a criar utensílios. Assim, com uma pedra sílica amarrada em um pedaço de madeira foram criados os primeiros machados, que serviam para caçar, cortar lenha e como arma de ataque e defesa.

Estima-se que há 5000 anos, a roda foi inventada na Mesopotâmia através de um simples disco de madeira (inicialmente esta invenção foi utilizada no ramo da cerâmica e posteriormente na construção de carros). Depois desse artefato revolucionário vieram muitos outros: o arado, os barcos, o poço de água, a tinta, as moedas, as lamparinas e as vasilhas.

Paralelamente, foram criadas invenções exclusivas, como as primeiras manifestações artísticas.

Cada período da humanidade é identificado com uma invenção revolucionária

Hoje em dia o que se fala é sobre a revolução da Internet e o surgimento das novas tecnologias em todas as áreas da vida cotidiana. O binômio invenção-histórica tem uma longa trajetória: o avião no início do século XX; o automóvel no final do XIX; o motor a vapor no século XVIII; o barômetro de mercúrio, o telescópio e o relógio de pêndulo no XVII; o microscópio e o vaso sanitário no século XVI e a imprensa no XV.

Muitas vezes as invenções tiveram uma finalidade inicial e logo adotaram outra bem diferente (por exemplo, a pólvora surgiu no século X para propulsar projéteis e com o passar do tempo nos fogos de artifício).

Em algumas disciplinas mais específicas, uma nova técnica passou a representar uma mudança substancial (por exemplo, a anestesia foi determinante para reduzir a dor nas intervenções cirúrgicas).

    : Artyom Ernst

Buscador