Etimologia de Natal

Vem do latim nativitas e quer dizer nascimento. Por sua vez, provém do verbo nasci, que equivale a nascido. Como todos já sabem, esta palavra faz referência a um fato histórico que mudou o rumo da humanidade: o nascimento de Jesus.

No calendário atual, este acontecimento é celebrado no dia 25 de dezembro, mas isso não quer dizer que a data escolhida corresponda exatamente ao dia do nascimento de Jesus.

Antes do Natal cristão já havia um festa pagã durante o mês de dezembro

Embora as celebrações cristãs tenham seu próprio significado teológico, muitas delas provêm de festividades pagãs anteriores. Assim, durante os últimos dias de dezembro, os romanos antigos celebravam a Saturnália, um festival que acontecia no templo de Saturno e consistia em um grande banquete acompanhado de uma troca de presentes entre seus participantes. O motivo desta celebração estava relacionado ao fim do solstício de inverno e o consequente término das tarefas de campo.

O nascimento de Jesus nos evangelhos

Dos quatro evangelistas, apenas dois falam sobre seu nascimento: Mateus e Lucas. Segundo a versão do primeiro, Maria e José eram naturais de Belém e chegaram a Jerusalém como refugiados.

Em compensação, para Lucas eram nativos de Nazaré e se mudaram para Jerusalém como consequência de uma mudança no censo da população. Deve-se levar em conta que a história dos evangelistas não pretendia ser rigorosa de um ponto histórico, uma vez que o importante era fazer conhecer a figura de Jesus.

O significado do Natal para os cristãos

Geralmente associamos esta celebração a um período de férias, às reuniões familiares, à troca de presentes e a uma série de tradições. No entanto, em seu sentido genuíno, possui um significado mais simples e ao mesmo tempo profundo: é a celebração do momento histórico em que Deus veio a Terra em forma de criança para revelar seu amor pela humanidade.

Em relação ao seu significado teológico, o período natalino está associado a vários ideais: à esperança de uma vida eterna, ao perdão dos pecados e à promessa de chegar o Céu.

A origem da árvore de Natal na tradição cristã

Durante o Renascimento, os cristãos começaram a utilizar um abeto ou um pinheiro para decorar suas casas durante o Natal. Neste sentido, Martinho Lutero foi um dos primeiros a introduzir este elemento simbólico.

Inicialmente a árvore foi enfeitada com frutas, mas com o passar do tempo outros ornamentos e luzes coloridas foram incorporados. Do ponto de vista cristão, a árvore simboliza uma ideia fundamental: um sinal de alegria pela presença de Deus entre os homens.

    : Roy

Buscador