Tem referência no latim como romanice. É um dos gêneros literários por excelência que se caracteriza por narrar fatos em formato de prosa, ficcionais em sua totalidade ou em partes, que acontecem a personagens, num determinado tempo e espaço.
Em relação a outro gênero tão popular como o conto, o romance, dispõe de um relato mais complexo, já que ao mesmo tempo aborda as histórias de vários personagens que se cruzam em algum momento.
Possui uma extensão considerável, não é curto como o conto e pode conter relatos em primeira pessoa, diálogos, monólogos e até mesmo fragmentos descritivos.
Além de ser um satisfatório meio de entretenimento, ajuda no processo de ensino e compreensão de diversas situações emocionais e humanas.
Tipos de romances
Dependendo do tema abordado, podemos encontrar vários tipos: social (expõe e denuncia os problemas sociais), rosa (aprofunda-se nas histórias de amor), policial (aborda um acontecimento misterioso e procura descobri-lo), negro (propõe histórias que relatam fatos anormais e conflitos éticos) e histórico (reconstrói momentos históricos, podendo acrescentar uma parte ficcional).
Antecedentes na cultura greco-latina e explosão no século XIX
O romance atravessou épocas como a própria humanidade ao longo de sua história, apresentando diversas características dependendo do país de origem, no entanto, identifica-se como sua época mais prolífica e notável a que foi desenvolvida durante o século XIX, com as seguintes obras: Cumbres borrascosas, Jane Eyre, Moby Dick, Tom Sawyer, Alice no País das Maravilhas, entre outras.
Dom Quijote de la Mancha é considerada a primeira manifestação de romance moderno.
Por outro lado, é o gênero literário mais atrasado por ter surgido na época da Idade Média como um desprendimento evoluído de romance épico.
No entanto, existem antecedentes ainda mais remotos no tempo, como os que apareceram entre os séculos II e III a. C. nas antigas civilizações romana e grega.
Em meados do século XX houve uma autêntica revolução no gênero com a chegada dos romances de não ficção e o realismo mágico, tendo como dois expoentes: A sangue frio (Truman Capote) e Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez ), respectivamente.
Evolução de um gênero que continua vigente
O impressionante desenvolvimento que ocorreu nas comunicações e nas novas tecnologias fez com que o romance se estendesse além do universo literário: telenovela, radionovela romance gráfico.
Na atualidade segue sendo um dos gêneros mais lidos, não é por acaso que suas propostas são as mais vendidas nas livrarias, ou baixadas da web.
Quando um romance se torna um sucesso de vendas passa a ser chamado de best-seller, que em inglês significa mais vendido, precisamente porque é o livro que mais se comercializa.
As livrarias costumam reunir os best-sellers em um setor especial para que seja de fácil acesso a seu público consumidor.
Por outro lado, devido a sua influência histórica e presença nas áreas culturais, intelectuais e artísticas, um grande número de prêmios foi estabelecido para coroar o melhor romance do ano em um lugar do mundo, tais como: o Prêmio Nobel, o Prêmio Alfaguara, o Prêmio Príncipe / Princesa de Astúrias, entre outros.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/romance/
-
: nuvolanevicata