Etimologia de Saber

Sua representação é dada no latim como sapĕre, no que diz respeito a uma percepção de valoração e acumulação de informações. Tem um vínculo estreito com a capacidade do sabor, com elementos em comum, postulando a experiência. Ninguém nasce sabendo: a pessoa prova, saboreia, avalia e pratica o que foi aprendido. É um processo inerente ao indivíduo, que é constantemente transformado e adaptado ao longo da sua vida a partir da convergência de novos dados.

Transforma e melhora realidades e oportunidades

A disposição de conhecimentos nos ajuda na tomada de decisões e escolhas que podem transformar nossa realidade para melhor.

O tema saber esteve presente e estuda o ser humano desde o início da humanidade até os dias de hoje, pois é uma questão que segue em processo e gera sempre novidades.

Um tema de interesse a todas as culturas, visões e épocas

Este desejo criou várias escolas de pensamento, das quais abordaram o tema a partir de diversos pontos de vista, no entanto, como mencionamos, o assunto continua em cena e interessa aos profissionais da área que continuam debatendo sobre a forma com a qual se produz o conhecimento e como é difundido.

A filosofia, uma das ciências mais antigas, tem abordado este tema desde a antiguidade, assim os primeiros filósofos gregos (esses que de alguma maneira levantaram a bandeira do conhecimento humano) se inseriram na questão para aprofundar-se sobre o procedimento do saber.

O filósofo grego Platão, um dos símbolos da filosofia grega, junto com seu par e discípulo Aristóteles, criou uma famosa alegoria, conhecida como a caverna para explicar o tema.

Sustentava a existência de um mundo suprassensível representado por ideias que expressam a verdade e o real, enquanto que o mundo sensível apenas nos traz um reflexo confuso dessa realidade.

Por sua vez, Aristóteles realiza uma distinção entre as três questões básicas que constituem sua filosofia: substâncias, acidentes e essências, e se prende a uma posição mais realista que Platão.

O método científico fonte elementar do saber moderno e atual

Mais adiante, entre meados do século XVI e XVIII, no Ocidente, criou-se o método científico que mudaria profundamente o processo de conhecer até o momento, e que logo ao comprovar sua magnificência se estenderia por todo o planeta.

No final do século XVII, com o descobrimento dos princípios mecânicos que movem o mundo, abriria caminho para avanços imensuráveis como a revolução industrial.

O progresso futuro está no conhecimento

E agora voltando ao presente e olhando para um futuro próximo, podemos dizer que segundo a visão dos especialistas apenas haverá oportunidades para aqueles que tomarem o caminho do conhecimento.

O futuro de qualquer país, grande, pequeno, desenvolvido ou não, depende também do saber, da criatividade e da ciência para que sejam capazes de produzir e alcançar seus habitantes.

Atualmente, sem dúvida, podemos apreciar este novo paradigma apenas observando os países ricos e pobres, os primeiros especialmente pela diferença que marcam na questão do conhecimento, respaldados pelos recursos que ostentam.

Quantos países são riquíssimos em recursos naturais e não são capazes de explorar seu crescimento porque não dispõe de conhecimento necessário para isso.

A educação e o conhecimento impulsionam o desenvolvimento e devem guiar as políticas do estado.

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