Etimologia de Tomate

No contexto da colonização espanhola de final do século XV, é descoberta a fruta icônica que se tornaria um ingrediente essencial da culinária moderna. O tomate é identificado na língua náhuatl como tomatl, documentado em 1532 pelo teólogo espanhol Bernardo de Sahagún (1499-1590), originalmente referindo-se ao tomate amarelo, servindo como referência para o fruto que cresce da árvore solanum lycopersicum (ou simplesmente tomateiro), permitindo associar o componente tom-, por tomohuac, entendido como gordo, e atl, em relação à água, da mesma forma que se observa no abacate, determinada no nahuatl ahuacatl ou na berenjela, observada no nahuatl camohtomatl. Da mesma forma, constitui a base das variantes da fruta e das respectivas espécies do reino vegetal que possibilitam o desenvolvimento.

Assim, jitomate é uma palavra típica do México e estendida a certas regiões hispânicas, proveniente da língua nahuatl como xictli-tomatl, distinguindo xictli, interpretado como centro ou umbigo. O jitomate é usado hoje para distinguir aquele com tonalidade vermelha em relação ao amarelo e ao verde, este último originalmente conhecido como tomatlan. No entanto, na maioria dos países, é escolhida a palavra tomate globalmente para todas as variantes da fruta.

Por outro lado, existe o curioso tomate preto, denominado jaltomato, apreciado no nahuatl xaltomatl, onde o prefixo xal- está associado a xallo, por arenoso, apontando para o terreno onde é plantado. Além disso, é possível apreciar a denominação do miltomato, visível em nahuatl como mili-tomatl, formado por mili, referindo-se à plantio ou cultivo, e tomatl, por tomate, que expressa um alcance cultural menor, visível em países como Honduras, Guatemala , Salvador e, claro, no México. Neste caso, é uma fruta caracterizada pela sua tonalidade esverdeada e pequeno tamanho, originada do Physalis Philadelphica.

A família é basicamente configurada em:

- Tomatl: tomate amarelo (Solanum lycopersicum)
- Tomatlan: tomate verde (Physalis ixocarpa)
- Xitomatl: tomate vermelho, o famoso jitomate, (Lycopersicon esculentum)
- Xaltomatl: tomate preto (Atropa prucumbens)
- Milli-tomatl: tomate da milpa (Physalis philadelphica)
- Coyotomatl: tomate coiote (Vitex mollis)

Buscador