Etimologia de Unidade

Aquilo que não pode ser dividido ou separado constitui a essência do conceito de unidade. Esta palavra vem do latim unitas e com ela expressa tudo o que é contrário à pluralidade e, ao mesmo tempo, à dimensão coesiva de uma realidade humana.

No campo da matemática

Os dígitos ou números que manipulamos diariamente são unidades aritméticas. Os números são elementos abstratos que permitem dar sentido à pluralidade de coisas existentes, portanto, cada um deles é uma unidade independente.

Do ponto de vista histórico, os sumérios foram os primeiros a substituir a recontagem através de marcas ou encaixes por símbolos numéricos. Com este avanço aparentemente menor já era possível realizar outras operações mais complexas, como somar ou subtrair. Pode-se dizer que as unidades numéricas propiciaram a invenção da aritmética.

Do ponto de vista filosófico

Para Heráclito, o fato das coisas mudarem constantemente significa que deixam de ser o que são e, devido a isso, não é possível falar sobre a unidade de algo. A mudança permanente que afeta um ser provoca uma mudança em sua identidade.

Em oposição a esta visão, o filósofo Parmênides afirma que se tudo se move ou está sujeito a uma mudança permanente, o conhecimento não é possível. Consequentemente, para Parmênides a unidade existe em duplo sentido: a de cada um dos seres e o do Ser que engloba todas as unidades particulares.

A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações

Temos a necessidade de medir tudo o que nos rodeia: a temperatura, o tempo, a massa, a eletricidade e a velocidade. Para que isso seja possível estabelecemos algum tipo de unidade de medida. A metrologia é a disciplina científica que estuda as unidades de medida. Se não existissem tais instrumentos nos encontraríamos diante de um caos informativo.

Outras perspectivas

Os exércitos são organizados em grupos de soldados que formam uma unidade militar sob o comando de um chefe. Trata-se de uma estrutura organizacional com características diferenciadas, como o esquadrão, o pelotão, a seção, o regimento e a companhia.

Usamos unidades básicas para compreender a complexidade de um organismo ou entidade. Neste sentido, a célula é a unidade estrutural do conjunto de seres vivos.

Do ponto de vista estritamente humano, todas as sociedades são organizadas a partir de um elemento primário, a unidade familiar. Esta instituição social primária permite que cada indivíduo tenha um sentido de pertencimento.

Na esfera da política, o valor da unidade faz parte da linguagem habitual. Este valor é usado em todo tipo de circunstâncias: para apelar à coesão dos membros de um partido, para buscar o consenso entre posturas diferentes ou para alcançar um melhor resultado eleitoral.

    : Soujanya, Lena Lir

Vinculado

Buscador