É apreciado nas formas latinas auctorĭtas, auctorĭtātis, procedendo de auctor, referindo-se ao autor no sentido de uma figura ou modelo de liderança, associado a auctus, particípio de augere, entendido por aumentar, aprimorar ou crescer, expondo raíz no indo-europeu *aug-, por aumentar; acompanha o sufixo -idade, que reflete os componentes latinos -tas, -ātis, em função de qualidade, regido pelo adjetivo vinculado.
Os fundamentos dessa composição também aparecem em aumentar (dado no latim augmentāre), ampliar (visto no latim ampliāre), augúrio (visível no latim augurium), inaugurar (observado no latim como inauguração), autorizar (conjugando autor e o sufixo -izar, como agente de ação associado ao substantivo) e autor (nas formas latinas auctor, auctōris).
É um título atribuído como um emblema de responsabilidade e conhecimento sobre determinadas circunstâncias, estabelecendo uma imagem de orientação, ordem e respeito. Um professor à frente da turma, um presidente que dirige o caminho da nação, ou um juiz que orquestra o caso correspondente, são exemplos desse critério. Da mesma forma, é configurado o elemento legal entendido como abuso de autoridade ou poder, considerando um nível de privilégios sobre o cidadão comum.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/autoridade/
-
: Leo