Etimologia de Ordem

Tem origem sobre o latim ordo, ordĭnis e seu significado indica uma organização baseada em um ou vários critérios lógicos que permitem guiar um veículo que relacione os elementos correspondentes. Por sua vez, o verbo ordenar se apresenta no latim como ordināre, e tem uma influência direta como núcleo de construção em termos como: coordenar (visível no latim medieval em coordinare, precisamente sobre a conjugação do latim co- e ordināre), ordinário (em latim ordinarius), ordenador (entendido em latim como ordinātor) ou subordinação (no latim medieval subordinatio, expressando o verbo como subordinare), ou extraordinário (em latim como extraordinarius), entre outros.

A polissemia é um fenômeno da linguagem muito comum que ocorre quando a mesma palavra possui significados diferentes, mas todos com certa relação. A palavra ordem é um claro exemplo do caráter polissêmico de alguns signos linguísticos.

Significados diferentes

Significa mandato e é usado quando um indivíduo propõe ou impõe o cumprimento de uma iniciativa (por exemplo, "o sargento deu ordem para os recrutas continuarem sua marcha").

As instituições religiosas no cristianismo são conhecidas como ordens (ordem dos Templários, Beneditina, Agostiniana, Dominicana, entre outras). Todas são regidos por uma regra ou conjunto de preceitos.

A ideia de tranquilidade ou sossego pode ser expressa com esta palavra. Na verdade, costuma-se dizer na linguagem coloquial que as coisas estão em paz e em ordem.

Os mais variados estilos arquitetônicos também são conhecidos como ordens (por exemplo, gótico, barroco ou românico).

A classificação dos seres vivos implica uma classificação. Neste sentido, a taxonomia empregada é a seguinte: espécie, gênero, família, ordem, reino e domínio. Por exemplo, os primatas constituem uma ordem dentro dos mamíferos.

Palavras relacionadas e diferentes locuções

- O sistema de numeração ordinal expressa uma sucessão de números a partir de determinada ordem.

- As atividades correntes são denominadas ordinárias, já as incomuns são extraordinárias.

- Quando uma pessoa se nega a cumprir um mandato, esta ação é uma insubordinação.

- Quando reunimos elementos diferentes tentamos coordenar uma ação.

- O sistema legal como um todo é chamado de ordenamento jurídico.

São várias as locuções relacionadas a esta palavra

- As listas ordenadas de temas que serão tratados em uma reunião constituem "a ordem do dia".

- Em muitos países da América Latina o termo "às ordens" é uma saudação que mostra respeito pela outra pessoa.

- Aqueles que cometeram um crime e fugiram da justiça se encontram em "ordem de busca e apreensão".

    : Alexander

Vinculado

Buscador