É encontrado no latim como civĭcus, construído sobre civis, que aponta ao cidadão, acompanhado pelo sufixo -ico, em função de relação, englobando todas as questões que interessam e respondem ao funcionamento e a coexistência social, os direitos e responsabilidades individuais, estabelecido no marco jurídico e projetado na organização da estrutura do estado.
Educação responde sua origem no latim como educatio, associado ao verbo educāre, interpretado como educar ou nutrir, no educere, em alusão a guiar, forjado pelo prefixo ex-, refletindo uma perspectiva externa, e ducĕre, sobre o indo-europeu *deuk-, por liderar. Desta forma, educação cívica, educação cívica é proposta.
No âmbito do ensino, é transmitido aos alunos o ordem cívico, em relação ao comprometimento individual com a sociedade, cada um desempenhando seu papel em um ecossistema harmonioso e seguro, no entanto, que deve ser garantido pelos órgãos competentes. Como membro de uma comunidade, as regras atuais devem ser conhecidas porque o desconhecimento não libera da responsabilidade pelas ações cometidas.
Sobre o núcleo linguístico lemos as palavras cidade (visto no latim civĭtas), civil (na forma latina civīlis), ou civismo, com referência no francés civisme, construido sobre civis e o sufixo -isme, que responde como -ismo no portugués, determinando um sistema em torno de um acordo legal que afeta socialmente.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2020. Em: https://etimologia.com.br/civico/
-
: olku