Tem referência no latim tardio energumĕnus sobre a forma grega energoúmenos (ἐνεργούμενος), particípio passivo do verbo energeîn (ἐνεργεῖν), composto pelo prefixo en-, sobre o grego ἐν, por ‘dentro’, e érgon (ἔργον), por ‘trabalho’, ‘ação’, transmitindo a ideia de ‘estar possuído’ ou ‘influenciado por alguma força externa, principalmente em relação a espíritos ou algo sobrenatural’. Hoje, a palavra expressa uma pessoa que age de maneira furiosa ou descontrolada.
Exemplos de frases
1. O diretor da peça expulsou o energúmeno que não parava de gritar durante os ensaios.
2. O homem, agindo como um energúmeno, destruiu o escritório em um ataque de fúria.
3. Na manifestação, havia um energúmeno que agitava a multidão com palavras agressivas.
Comparação etimológica
Energia, sobre o grego energeia (ἐνέργεια), associado a energein (ἐνεργεῖν). Neste caso, o sentido se refere a ‘atividade’ ou ‘estado de ação’, relacionado com o conceito de força ou capacidade para realizar um trabalho.
Ergonomia combina ergon (ἔργον), que remete a ‘trabalho’, com nomos (νόμος), por ‘regra’, ‘lei’. A ergonomia é o desenvolvimento, otimização e adaptação de ferramentas e condições sobre a pessoa como eixo central para a prática de atividades.
Sinergia, do grego synergia (συνεργία), formada por syn- (συν), no sentido de ‘com’, e ergon (ἔργον), de ‘trabalho’. A sinergia se refere à cooperação ou ao trabalho conjunto, cujo resultado é maior que a soma das partes individuais participantes.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2024. Em: https://etimologia.com.br/energumeno/