Etimologia de Escutar

A raiz se distingue no verbo auscultāree em latim, postulando a ideia de inclinar a orelha, combinando os componentes latinos auricŭla, interpretado como orelha, e o verbo inclināre, entendido como inclinar. Desta maneira, escutamos algo quando prestamos atenção a qualquer tipo de som (uma mensagem expressa com palavras ou um ruído que possa supor um significado).

O sentido da audição nos permite captar os sons ao nosso redor. No entanto, nem toda a informação é percebida da mesma maneira, já que às vezes escutamos e outras ouvimos. Os verbos que empregamos para estas duas ações podem parecer equivalentes, mas na realidade não são.

Em compensação, na ação de ouvir não há nenhuma intencionalidade por parte do sujeito, já que o som percebido é captado porque o aparato auditivo se encontra saudável. Em outras palavras, a diferença entre escutar e ouvir depende da atitude do indivíduo.

O prazer da música

Da mesma forma que as palavras, a própria música não tem o mesmo significado para umas pessoas do que para outras. Por outro lado, uma obra musical pode ter um significado em uma fase da vida e outra muito diferente em outra época. Podemos usar música para nos divertir, para concentrar-nos, recordar um momento ou fugir dos problemas cotidianos.

Paralelamente, a música nos proporciona um prazer espiritual único, pois até as melodias tristes nos ajudam a sentir melhor. Para que uma canção ou composição de orquestra seja desfrutada plenamente é necessário ser escutada com concentração, percebendo cada nota e cada pausa de maneira total. Se nossos ouvidos captam conscientemente os sons, podemos sentir a música e desfrutá-la.

O fenômeno radiofônico

Os locutores de rádio são profissionais da palavra, pois sabem como utilizar sua voz para que os ouvintes permaneçam atentos e escutem com interesse. Estes profissionais modulam sua voz dependendo do tipo de mensagem, já que não é o mesmo ler um informativo, um conto ou uma mensagem publicitária.

De qualquer forma, o locutor deve tentar seduzir o receptor da mensagem, o ouvinte. Assim, enquanto o locutor lê um script, o ouvinte percebe como se a mensagem não estivesse sendo lida. Em relação ao ouvinte ocorre uma situação muito curiosa e paradoxal, já que na realidade a palavra ouvinte é usada quando o que o receptor da mensagem está fazendo é escutar e não ouvir.

    : guingm5

Buscador