Está registrado no latim sobre as formas gestio, gestiōnis. Associa-se a um gesto, identificado no latim gestus, neste contexto vinculado ao que foi realizado e não como uma simples expressão emocional, e com a raiz no verbo gerere, sobre a ideia de fazer ou empreender algo. Vale a pena lembrar que gestação ou gesta são termos com a mesma raiz lexical (no período de gestação a mulher carrega dentro dela um projeto de vida e uma gesta é a realização de algo muito relevante).
A ideia de gestão em diferentes contextos
É no campo empresarial onde esta palavra é usada com mais frequência. Para que os recursos financeiros, humanos e materiais sejam destinados a determinado fim, é necessário que alguém, um gestor ou diretor, coloque em prática uma série de estratégias de maneira coordenada. Neste processo, há normalmente um esquema geral: uma meta, certos conhecimentos disponíveis e uns meios materiais, algumas decisões e resultados finais.
Em nosso interior acontecem muitas coisas, pois temos medo, tristeza, alegria, simpatia ou raiva. Estas vivências são emoções que toda pessoa experimenta em algum momento. A conexão do indivíduo com suas próprias emoções pode ser administrada satisfatoriamente ou tudo ao contrário. Neste sentido, as pessoas com boa inteligência emocional são capazes de controlar as emoções negativas, pois desta maneira é possível enfrentar melhor os momentos difíceis.
O capital humano de uma instituição ou empresa constitui um dos aspectos chave do seu possível sucesso. A grande maioria das organizações dispõe de um departamento ou área de recursos humanos, cuja tarefa essencial é administrar as capacidades e o talento daqueles que integram um projeto.
Na vida cotidiana distribuímos nosso tempo em três grandes blocos: trabalho, descanso e lazer. Este esquema geral pode ter muitas variantes e aspectos, consequentemente, é imposta a necessidade de gestão do tempo.
Quando usada no plural, a palavra adquire outra interpretação
Quando no lugar de gestão dizemos gestões nos referimos a todos os procedimentos que são realizados para solucionar um assunto qualquer, como a petição de um documento em uma prefeitura, o pagamento de uma multa ou o pedido de um passaporte.
Na linguagem coloquial, este tipo de trâmite é conhecido com a palavra papelada. Curiosamente, o termo gestão está associado normalmente a algo interessante, enquanto que o mesmo no plural é usado e em alguns lugares para mencionar algo chato ou pouco estimulante.
-
Benjamin Veschi. Ano: 2019. Em: https://etimologia.com.br/gestao/
-
: ioanna_alexa