Etimologia de Incesto

Observado no latim como incestus, construído sobre: o prefixo in-, que indica um –não- de negação, com raiz no indo-europeu *ne-, por não explicitamente, e castus, que remete a castos e a ideia de pureza. Portanto, em seu sentido primitivo incesto é o vínculo íntimo impuro, com forte interpretação no que diz respeito de práticas sexuais entre pessoas com certo grau de consanguinidade.

As relações incestuosas têm sido duramente castigadas pelas diversas tradições culturais e religiosas

Embora os descendentes de Adão e Eva não tivessem escolha a não ser manter relações sexuais entre eles, a tradição judaico-cristã tem censurado com firmeza as relações carnais entre parentes próximos. Na verdade, durante a Idade Média, a Igreja Católica tentou impedir os casamentos entre indivíduos do mesmo clã familiar.

Nas histórias da mitologia grega existem inúmeros episódios de relações impuras. O rei Édipo matou sem saber quem era seu pai e acabou casando-se com sua mãe. Adonis nasceu após o relacionamento amoroso entre o rei Tias e sua filha Mirra. O deus Zeus, conhecido por suas inúmeras amantes, manteve um romance com Demetra, sua irmã mais velha. Estas e muitas outras relações incestuosas da literatura foram consideradas uma aberração.

Uma breve análise sobre a proibição do incesto

Os antropólogos têm analisado o incesto principalmente por um motivo: a maioria das culturas censura a união carnal entre familiares, mais especialmente, entre mães e filhos. Em outras palavras, a proibição do incesto constitui um tabu na maioria das comunidades humanas.

São várias as razões que poderiam justificar este tabu. Por um lado, a figura da mãe representa algo sagrado na maioria das culturas e, portanto, é lógico que a relação sexual com a mãe é considerada impura. Em segundo lugar, as mulheres da raça humana passam por um período de apetite sexual, devido a isso, criou-se uma proibição explícita para colocar ordem nas relações sexuais. Por último, desde os tempos mais remotos, o homem sabe que o contato sexual com pessoas do mesmo clã familiar leva a malformações e degradação da linhagem.

Em suma, a relação carnal entre parentes é avaliada como algo indigno e imoral. Devido a esta consideração, a legislação na maioria dos países proíbe as relações de incesto.

    : zhukovvvlad

Buscador