Etimologia de Notícia

Destaca-se no latim como notitia, relacionando-se a notus como particípio do verbo noscere, que remete à ideia de conhecer, com raiz no indo-europeu *gno-, no que diz respeito a saber algo, sendo complementado pelo sufixo -ia. Assim, está posicionado diante de uma informação de interesse por algum motivo, mantendo vigência com o uso atual e a potencialidade dada pelos meios de comunicação e os avanços tecnológicos em busca do imediatismo e alcance.

Notitia criminis

A civilização romana foi a que forjou os princípios do direito, dos quais conhecemos atualmente. No contexto jurídico, a expressão latina "notitia criminis" consiste na informação que permite iniciar um processo penal.

Um denunciante, uma investigação policial ou uma atuação de oficio da justiça é a via que proporciona uma informação que pode ser constitutiva de delito. No entanto, a notitia criminis é algo mais que um simples relato de acontecimentos, uma vez que é necessário provar que a notícia tem um componente criminal.

Em suma, o termo notitia criminis pertence ao campo do direito processual, o que coloca em prática a averiguação de um fato com indícios criminais.

Os gregos são considerados os fundadores da civilização ocidental, no entanto, os romanos assumiram os princípios gregos e desenvolveram com uma dimensão prática.

Durante a época do Império, a administração romana criou um novo documento, a notitia dignitatum.

Através desta ficaram conhecidas informações relevantes de caráter burocrático, especialmente a nomeação de cargos públicos. Este documento é de vital importância para os historiadores do mundo antigo.

Do direito e da administração ao jornalismo

Quando falamos de notícias, pensamos logo nos meios de comunicação que anunciam um acontecimento de interesse geral. No entanto, este significado do termo é relativamente novo, já que a imprensa escrita tem pouco mais de 200 anos, a rádio iniciou sua jornada no início do século XX e a televisão deu seus primeiros passos na década de 1940. Assim, durante séculos as notícias são faladas, mas num sentido legal ou administrativo.

A notícia como subgênero jornalístico é um relato de caráter informativo que mostra um fato novo dentro de determinado campo. Para elaborar uma notícia, deve-se responder primeiramente uma série de perguntas: quem é o protagonista do assunto, o que aconteceu e quando, onde e sob quais circunstâncias ocorreram os fatos e quais foram as causas. Em relação à estrutura, toda notícia tem o seguinte formato: título, subtítulo, introdução ou lead (neste item deve aparecer uma resposta às perguntas já mencionadas) e o corpo da qual se desenvolve a história.

    : vulkanov

Buscador