Etimologia de Televisão

Combina o grego tele para contemplar uma longa distância em relação a algo, com raiz no indo-europeu *kwel(2)-, por distantes ou longe, construtor de termos como telepatia, telegrafia ou telefone; mais a palavra visio, que se refere à visão, associada ao verbo videre, que indica a própria ação de ver, remontando ao indo-europeu *weid-, por ver, apresentando-se também em visionário, previsão ou cosmovisão.

Um vocabulário específico

Se o cinema tem sua própria linguagem, é lógico que a televisão também tem a sua. O horário de maior audiência é conhecido como prime time.

- O dispositivo que transforma os sinais digitais é o decodificador digital. Os canais mais especializados que devem ser pagos para assistir são conhecidos como canais premium.

- Quando se pagar para ver um programa recebe o nome de pay per view.

- O day time é um conjunto de programas que são emitidos durante um dia.

- Para referir à audiência televisiva se usa normalmente a palavra inglesa rating.

- Os formatos televisivos que apresentam algum aspecto da realidade são conhecidos como reality shows.

O legado tecnológico do século XIX propiciou à invenção da televisão no século XX

Os avanços científicos e tecnológicos são produzidos normalmente por um sistema de acumulação e evolução. Assim, um artefato se aperfeiçoa e dá lugar a outro mais complexo. Este mecanismo foi expresso na roda, um objeto que não parou de evoluir desde sua invenção há milhares de anos.

Algo muito similar aconteceu com a televisão, uma vez que no século XIX foi inventada primeiramente a fotografia e em seguida o fonógrafo, o rádio e o cinema. Estas tecnologias foram imprescindíveis para a posterior invenção da televisão.

Apreciações ao longo de sua história

- As primeiras imagens transmitidas pela televisão ocorreram em um laboratório da Universidade de Glasgow em 1926. Um ano depois já era possível transmitir um sinal de Londres para Glasgow.

- A abreviatura TV começou a ser utilizada no final da década de 1940.

- As primeiras transmissões em uma televisão pública foram realizadas pela BBC britânica em 1927.

- As primeiras imagens coloridas apareceram em 1951 na rede de televisão norte-americana CBS.

- A chegada do homem à Lua em 1969, a queda do Muro de Berlim em 1989 e o debate entre Kennedy e Nixon em 1960 são os três episódios históricos que ficaram conhecidos pela invenção do aparelho televisivo.

Um fenômeno planetário

Embora este meio de comunicação receba todo tipo de crítica, há um fato incontestável: em quase todos os lares do mundo há um aparelho de televisão. Através deste meio podemos saber o que acontece em outros países, assistir filmes e novelas e ainda apreciar competições esportivas e concursos no conforto do nosso sofá.

A memória coletiva de uma geração se identifica pelos programas vistos durante a infância. Mesmo nas casas mais humildes de todo o planeta é difícil faltar um aparelho de televisão.

Em suma, este aparelho que projeta imagens em longa distância faz parte de nossas vidas.

    : spyrakot

Buscador