Etimologia de Obediência

Tem referência no latim como oboedientia, associada ao verbo obedecer, na raiz oboedescere, entendendo a idéia de saber escutar com respeito ao mensagem recebido como comando ou ordem. O significado deste substantivo está inserido nos mais variados contextos sociais Por outro lado, e importante observar que todos obedecemos a alguém ou a algo: os pais, o chefe, as normas sociais, a lei, entre outros. Aqueles que não compartilham desse critério geral se tornam pessoas estigmatizadas, como os hereges, os insociáveis e os indisciplinados.

As crenças religiosas, o poder militar e o mundo empresarial são regidos pelo princípio da obediência

Nas religiões monoteístas há uma doutrina inspirada por um Deus. Os preceitos das doutrinas devem ser assumidos pelos homens e, consequentemente, tem que ser obedecidos. Caso contrário gera um comportamento indigno ou diretamente pecaminoso. Não devemos esquecer, por outro lado, que na tradição cristã as ordens religiosas são regidas por uma série de votos e entre eles se destaca o voto de obediência.

Todos os exércitos são conduzidos por uma estrutura hierárquica e em cada patente de comando sempre há um alguém que dá ordem e outro que obedece.

Na atividade empresarial também há uma cadeia de comando, de modo que o trabalhador subordinado deve acatar a ordem de seu superior.

Quando as normas e preceitos são assumidos de maneira voluntária

O fato de obedecer a uma ordem não significa necessariamente que a pessoa que a recebe age sem liberdade ou sob algum tipo de coerção.

Vale apreciar que em algumas circunstâncias a obediência tem um caráter totalmente voluntário. Assim, a pessoa que é mandada pelo outro expressa duas ideias: respeitar aquele que manda e que a ordem recebida seja valorizada positivamente.

Desobediência civil

No quadro jurídico há um conjunto de leis que devem ser assumidas e respeitadas por todos os cidadãos. No entanto, quando as leis são injustas ou abusivas pode gerar um ato de rebeldia ou insubordinação. Esta situação é conhecida como desobediência civil.

A figura da personagem Antígona que rejeita as leis injustas impostas pelo rei Creonte é uma referência inevitável para enquadrar o descaso à autoridade.

No mundo contemporâneo há duas atitudes paradigmáticas nesta mesma linha: a de Gandhi promovendo a desobediência do povo para conquistar a liberdade e a de Martin Luther King quando se opõe as leis que impunham a segregação racial.

    : backup_studio

Buscador