Etimologia de Pirotecnia

Apreciado como uma composição formulada pelo grego pyro-, em relação a pyros, por fogo e suas qualidades, com raiz no indo-europeu *pewor-, por fogo compreendendo os sentimentos e ações de queimar e incendiar, e téchnē, apontando habilidade, capacidade e criatividade, vinculado ao indo-europeu *teks-, em relação à construção; complementa o sufixo -ia, em função de qualidade.

É possível reconhecer téchnē em palavras como tecnologia (visto no grego technológos), técnico (sobre o grego technikós) ou arte (explicitamente interpretado pelo grego como téchnē). Por sua vez, pyros está presente no pyrope (revelado no grego pyrōpós) ou piromania (em resposta à união da pyro- e -mania).

A pirotecnia tornou-se uma manifestação artística característica de inúmeros eventos, tais como a celebração de Ano Novo ou o início de uma competição esportiva. No entanto, é importante observar os danos causados ​​pelo abuso e uso indevido de dispositivos pirotécnicos, causando tensão devido ao impacto do ruído, quando ocorre em áreas residenciais, além de poder provocar ferimentos graves entre aqueles que interagem ou estão nas proximidades do local.

    : Renato

Buscador