Etimologia de Poliglota

A pessoa que é capaz de falar muitas línguas é um poliglota. Este adjetivo provém do vocábulo grego polyglottos e é formado a partir da combinação de dois termos: polys que significa muito e glotta que quer dizer língua. Deve-se destacar que o prefixo grego poli equivale a multi em latim, por isso poliglota e multilíngue são palavras sinônimas.

Termos relacionados ao número de idiomas falados

Quando uma pessoa fala apenas uma língua é um monolíngue. Um exemplo de nação que possui apenas um idioma é a Coréia do Norte. Quando alguém fala fluentemente duas línguas, trata-se de bilíngue (o fenômeno do bilinguismo é muito comum no território de Quebec e na Catalunha).

O indivíduo que domina três idiomas é um trilíngue ou triglota. No campo da linguística, a palavra hiperpoliglota é usada quando uma pessoa fala mais de seis idiomas.

Pessoas com síndrome de Savant podem falar vários idiomas

As pessoas que têm esta síndrome possuem capacidades intelectuais prodigiosas. Os savants podem realizar complexos cálculos mentais, dominar vários instrumentos musicais, recordar uma grande quantidade de dados ou falar com fluência um elevado número de línguas.

Esta síndrome foi identificada no século XVIII pelo médico Benjamin Rush ao observar que um de seus pacientes podia realizar complexas operações matemáticas em poucos segundos. Posteriormente foi cunhado o termo savant, que significa sábio ou sapiente em francês. Apesar de suas notáveis habilidades intelectuais, as pessoas com esta síndrome costumam sofrer de autismo.

O caso do savants é um mistério para a comunidade científica, pois se de um lado contam com capacidades mentais extraordinárias, por outro apresentam limitações óbvias de comunicação com o próximo.

O caso de Cleópatra e do Papa Francisco

Esta rainha pertencente à dinastia ptolomaica é conhecida por sua história de amor com Marco Antonio, seus banhos exóticos, o domínio das técnicas de envenenamento e sua trágica morte. Um aspecto menos conhecido é precisamente sua condição de poliglota. Acredita-se ela que dominava um mínimo de sete idiomas (sua língua materna era grega, mas também falava egípcio, etíope, hebreu, entre outros).

O Papa Francisco fala vários idiomas: castelhano, latim, grego, italiano, inglês, português e francês. Naturalmente, o espanhol e o italiano são as duas línguas que domina melhor.

Os idiomas mais falados

Segundo a UNESCO existem aproximadamente 7.000 línguas no planeta. A língua mais falada é o chinês mandarim, com cerca de 1000 milhões de falantes. Em seguida, temos o espanhol, o inglês, o hindi, o árabe, o francês e o russo. Isto significa que a maior parte da população mundial fala um número muito reduzido de idiomas.

    : honzahruby

Buscador