Etimologia de Relevo

Encontra-se no latim como relevare, a partir do prefixo re-, que indica intensidade, e o verbo levare, que pode ser interpretado como levantar, o que proporciona uma imagem totalmente descritiva deste fenômeno aplicado em diversos contextos, apresentando uma avaliação especial no campo da geografia.

Em seu sentido geográfico

Os acidentes geográficos que existem em uma região apresentam muitas formas distintas. No meio terrestre podemos encontrar montanhas, cordilheiras, planaltos, vales ou colinas. No ambiente marinho também há uma diversidade de estruturas, como fossas oceânicas, bacias submarinas ou montes. Toda esta diversidade abrange uma denominação geral, o relevo.

Disciplinas científicas relacionadas

No campo da geografia física, há uma complexa estrutura de disciplinas, como a hidrologia, a glaciologia, a climatologia e a paleogeografia. Todos elas têm uma relação direta com os diversos tipo de relevo.

A orografia se dedica ao estudo das elevações da superfície de uma região. Esta área de conhecimento permite planejar as infraestruturas básicas de um território (estradas, pontes, linhas ferroviárias, entre outras).

A geologia é dividida em duas grandes áreas: a física e a histórica. A primeira estuda os materiais que formam a Terra e de que maneira os processos de transformação atuam na superfície terrestre. Em compensação, a geologia histórica está focada na origem da Terra e sua posterior evolução ao longo do tempo (a história da Terra é dividida em eras geológicas e estas por sua vez são divididas em períodos).

Os mapas topográficos

O relevo de um território está representado nos mapas topográficos. Nestas representações encontramos curvas de nível, curvas mãe e curvas intermediárias (todas são linhas imaginárias que representam diferentes elevações). Por outro lado, para levantar um perfil topográfico, é importante realizar dois procedimentos gerais: definir a área de um território e determinar uma escala concreta e assim estabelecer as diferentes curvas de nível.

Outros usos da palavra

A partir do verbo relevare também se forma a palavra relevante ou relevância. Por este motivo, quando uma pessoa apresenta uma característica única, dizemos que se trata de alguém relevante e, de maneira inversa, quando não contribui com nada de especial, falamos de uma pessoa irrelevante. Nesta mesma linha, colocar algo em relevo significa que há uma ideia ou aspecto de importância maior.

    : Maxim Pavlov

Vinculado

Buscador