Etimologia de Fotografia

Conjuga o grego phōto-, associado à phôs, que se refere à luz, sobre uma raiz indo-europeia em *bha-(1), por brilhar ou iluminar; por outro lado, acompanha o componente grego -graphia, associado ao verbo graphein, que significa escrever. Em seu sentido mais genuíno, fotografia quer dizer "gravar ou escrever com a luz".

A maioria das invenções humanas é resultado de um longo processo histórico. Esta premissa se manifesta na história da fotografia. Ao mesmo tempo, as imagens fotográficas são uma síntese de arte e tecnologia.

Da câmara escura de Aristóteles aos primeiros daguerreótipos

No século IV a. C Aristóteles inventou uma câmera escura e com ela pretendia explicar o fenômeno da luz. Para incorporar um pequeno orifício em uma das paredes de uma câmara fechada, observou que após a passagem da luz pelo referido orifício, projetava-se uma imagem invertida na parede oposta.

Artistas como Leonardo da Vinci, Durero e Cannaletto usaram câmeras escuras portáteis para desenhar paisagens com mais precisão. No século XVI, alguns físicos introduziram uma lente no orifício da câmara escura para que a imagem ficasse mais nítida e luminosa (este avanço é o precedente histórico do atual objetivo da câmera).

A primeira imagem fotográfica foi em 1826 e é conhecida como o "Ponto de vista da janela de Gras" (seu autor foi o francês Joseph Niépce e o resultado final foi alcançado após uma exposição de oito horas e o uso de uma emulsão química de sais de prata). Posteriormente Niépce começou a trabalhar com Louis Daguerre em busca de novas câmeras. Nas primeiras décadas desta nova arte as fotos eram conhecidas como daguerreótipos (estes eram especialmente populares entre os membros da burguesia europeia).

Em pouquíssimo tempo surgiu um novo avanço técnico para melhorar a qualidade da imagem: o papel sensível à luz substituiu as placas de metal.

Do ponto de vista social, a fotografia adquiriu relevância quando introduzida na imprensa escrita. Na história do jornalismo gráfico, o primeiro acontecimento histórico expresso na imprensa foi a Guerra da Crimeia de 1853 a 1856.

Uma arte com inúmeras aplicações práticas

Como qualquer outra criação artística, a fotografia busca a beleza. Ao mesmo tempo, as imagens servem para recordar as vivências pessoais ou para imortalizar os principais momentos da história. Paralelamente, as técnicas fotográficas foram projetadas em diversas áreas: astronomia, medicina, mundo submarino, cinema e publicidade.

    : k8most, olgachan

Buscador