Etimologia de Álgebra

A palavra álgebra provém do árabe, mais especificamente de al-gabr. Em sua origem remota, esta denominação era usada em relação à recomposição dos ossos do corpo humano. Assim, o algebrista era uma espécie de médico ou curandeiro que sabia recolocar os ossos quebrados ou deslocados.

No século IX d. C, o matemático árabe Al-Juarismi empregou este termo para mencionar uma forma específica de realizar cálculos matemáticos. A relação existente entre ossos recompostos e cálculos matemáticos é simplesmente metafórica.

Em certas ocasiões a etimologia é como uma viagem no tempo, uma vez que começa com as coordenadas espaço temporais e termina com outras bem diferenciadas. O termo álgebra é uma mostra das relações semânticas de algumas palavras.

Do Egito Antigo à Casa da Sabedoria na cidade de Bagdá

Nas civilizações mais antigas do Egito e da Babilônia já havia critérios matemáticos avançados para resolver equações lineares e quadráticas. Posteriormente, a escola pitagórica deu um novo impulso no campo da geometria e da aritmética. Em "Os Elementos", de Euclides, já aparece uma metodologia que combina a álgebra com a geometria.

Por outro lado, os matemáticos alexandrinos Heron e Diofanto desenvolveram as equações algébricas. No século IX d. C o matemático árabe Al-Juarismi organizou as contribuições anteriores no primeiro tratado de álgebra.

Em sua obra foram expostos os métodos para resolver as equações quadráticas e chegou a articular o primeiro sistema numérico matemático, do qual incluía o número 0 (a numeração arábica é a que usamos na atualidade). Da mesma forma que palavras como algarismo e algoritmo foram cunhadas por Al-Juarismi.

São poucos os dados biográficos conhecidos sobre este matemático. No entanto, é bem provável que integre ao grande centro intelectual do Islã, a Casa da Sabedoria. Nesta instituição os textos clássicos gregos e latinos foram traduzidos para o árabe e, ao mesmo tempo, eruditos de diversas disciplinas trocavam conhecimentos mais avançados da época.

Uma ferramenta imprescindível

O uso da álgebra como ferramenta matemática tem sido e é determinante na engenharia mecânica e civil. Assim, para que uma viagem à lua seja bem-sucedida, um engenheiro deve fazer cálculos precisos para determinar o ângulo exato de decolagem e o tempo necessário para atravessar a atmosfera.

No mundo dos negócios, os algoritmos e equações de álgebra permitem calcular possíveis vendas ou qualquer tipo de variável.

Por último, um arquiteto combina a geometria e a álgebra para que cada material utilizado seja projetado a uma escala perfeita.

    : marcovarro

Vinculado

Buscador