Etimologia de Hipocrisia

Localiza-se no grego como hypokrisía, associado ao verbo hipócrita como hypokrités. A desconstrução proporciona os elementos hypo- que se refere a debaixo, krinein, em alusão a tomar um rumo, tendo uma raiz no indo-europeu *krei-, com relação a discernir. Do contexto teatral, na prática da interpretação, dentro da qual os gregos eram verdadeiros arquitetos da comédia e da tragédia, evolui ao comportamento do indivíduo que finge e pretende ser alguém diferente do que realmente é. Em nosso idioma há diferentes sinônimos, como falsidade (em latim falseĭtas), cinismo (em latim cynismus, sobre o grego kynismós.), ou dissimulo (observado no latim pelo verbo dissimulāre).

Jesus Cristo se opôs aos fariseus

No Antigo Testamento, a palavra hipócrita ou ímpio se refere às pessoas impuras, ou seja, aquelas que se afastaram de Deus. No Novo Testamento, o termo faz referência aos gregos em relação aos atores, já que em suas interpretações dramáticas expressavam sentimentos e emoções fingidas.

Quando o povo judeu regressou da Assíria para Jerusalém se formou um novo grupo religioso: os fariseus. Foram eles que encorajaram o povo a retornar aos princípios da fidelidade. Mesmo não sendo sacerdotes num sentido estrito, eram professores ambulantes que se dedicavam à pregação das leis sagradas. O povo apreciava os fariseus porque propunham fidelidade à tradição.

No entanto, com o passar do tempo, introduziram novos preceitos e acabaram confrontando com outras correntes do judaísmo. Jesus Cristo acusou os fariseus de hipocrisia e, por este motivo, usamos o termo fariseu para referir a uma pessoa que finge ou age com falsidade.

Para Sócrates e Platão os sofistas eram falsos sábios

Os sofistas eram sábios que se instalaram na polis de Atenas a partir do século V a. C. Eles se dedicavam à educação e cobravam por isso (este comportamento se opunha à tradição cultural de Atenas).

Por outro lado, Sócrates e Platão foram seus críticos especialmente, pois ensinavam técnicas retóricas com o único propósito de proporcionar a seus clientes e alunos uma ferramenta para convencer o povo nas assembleias.

O pensamento dos sofistas foi considerado falso e enganoso pelos filósofos mais tradicionais. Por este motivo, usamos a palavra sofista em um sentido pejorativo. O sofista é aquele que afirma algo e não necessariamente acredita na verdade de suas próprias palavras.

A atitude hipócrita

Dizemos que uma pessoa é hipócrita quando aparenta ser tímida, bondosa e humilde, mas na realidade esconde uma forma de ser completamente diferente. Em outras palavras, o que expressa com seu comportamento externo e o que sente em seu interior não coincidem. Este comportamento falso é um exemplo de hipocrisia.

    : olku

Buscador