Etimologia de Nitidez

Provem do latim nitidus, interpretado como brilhante e acompanhado pelo sufixo -ez, que se refere à qualidade. É uma das palavras que mais utilizamos para expressar a clareza e a limpeza de algo, ou em caso contrário a exatidão ou precisão.

Claros, limpos e precisos

Com amplo uso na língua portuguesa, a palavra é geralmente aplicada em diversos contextos. No campo da comunicação, expressa a concisão e o rigor com o qual se fala ou escreve, questões fundamentais no processo comunicativo para que os participantes se entendam e as mensagens a serem transmitidas cheguem a um bom destino.

Favorece a comunicação

Dizer algo com as palavras certas, pronunciar os termos de modo conveniente, manifestar-se sem hesitação, significa comunicar-se com nitidez, esta é a única maneira que as pessoas têm de poder comunicar-se com correspondência.

Embora todas as pessoas devam ter presente estas condições na hora de se expressar, para aqueles que se dedicam profissionalmente à comunicação, como os jornalistas e radialistas, trata-se de um requisito de cumprimento básico e inevitável.

Um requisito fundamental da imagem

Por outro lado, este conceito se encontra intimamente relacionado com a imagem, já que para a fotografia, ou nos meios como o cinema e a televisão onde as imagens mandam, é uma questão fundamental, pois quando a nitidez é ótima a imagem tem qualidade e se torna absolutamente perceptível, com detalhes e características apreciáveis a olho nu.

No entanto, existem muitos agentes que interferem na determinação ou não da nitidez de uma imagem: os pixels, a luz, o foco, a lente, o contraste.

Quando as condições naturais não permitem conseguir a nitidez necessária, é possível melhorá-la no processo de pós-produção graças a grande variedade de tecnologia existente a este respeito.

Problemas que afetam a clareza da visão

A visão humana pode naturalmente contar ou não com nitidez, e isso depende da transparência da córnea, do cristalino (corpo esférico atrás da pupila) e da retina (membrana interior do olho).

Qualquer dano que possa ocorrer com algum desses componentes pode reduzir a nitidez com a qual se enxergam as coisas.

Distúrbios como a presbiopia e a catarata afetam diretamente a nitidez da visão.

Em ambos os casos, as coisas são vistas de modo embaçado e pouco claro.

Embora estejam associadas à idade avançada das pessoas, podem ser corrigidas através de cirurgias ou óculos com aumento.

Quando surge algum inconveniente ao avaliar a nitidez, deve-se consultar um médico especialista para obter um diagnóstico e encontrar uma solução.

O fato de não ver claramente, sem dúvida, afeta a qualidade de vida, além de poder provocar uma queda ou mesmo outro acidente que possa impedir a realização de qualquer atividade diária ou de trabalho.

Conduta transparente

Por outro lado, apresenta um uso simbólico que representa um comportamento transparente e oculto.

    : JennyLL

Vinculado

Buscador