Etimologia de Paisagem Natural

A palavra é composta pelo vocábulo francês pays, que significa campo, e pelo sufixo -age, que indica conjunto. Por outro lado, pode-se dizer que algo natural se refere àquilo que está vinculado ou é inerente à natureza, sendo a palavra latina naturalis da qual deriva e que justamente explica essa conexão.

A característica proeminente das paisagens naturais, que abundam e se destacam em nosso planeta é que não são mediadas pela ação humana e isso estabelece precisamente seu valor, na medida em que se mantêm livres de qualquer alteração física ou química.

E a segunda característica distintiva é a beleza que oferecem e a transformou muitas deles em autênticas belezas e maravilhas naturais.

Sua composição é o resultado da combinação de clima, geologia e ecologia.

Região protegida e inóspita para o desenvolvimento humano

Nas últimas décadas, este conceito tem sido aplicado para denominar as regiões geográficas que contam com proteção legal pelo valor que possuem, no entanto, esta categorização as protege de qualquer tipo de ação com tendência a modificá-las em algum aspecto.

Áreas com elevadas montanhas, selvas tropicais, florestas e polos são alguns exemplos de paisagens naturais que se mantêm em seus estados naturais e são preservadas para que nada altere essa situação.

Muitas destas regiões se encontram pouco ou nada habitadas porque estão localizadas em lugares de difícil acesso e de condições climáticas extremas que claramente não tornam nada simples a sobrevivência, no entanto, aqueles que vivem nessas regiões têm absoluta consciência de conservar tudo que compõe o lugar.

Necessidades econômicas versus sustentabilidade

Infelizmente, nem todas as paisagens naturais foram preservadas ao longo da história, muitas desapareceram como consequência direta da atividade humana que interveio para obter recursos naturais como madeira, água, minerais, pedras, entre outros, e em que logo utilizaram na produção de diversos produtos.

O desejo econômico foi e é sem dúvida a principal ameaça desses espaços repletos de natureza.

Vale destacar que muitas destas paisagens se tornaram fantásticas atrações turísticas convocando milhares de turistas a cada ano, no entanto, tal atividade costuma estar muito controlada para evitar a invasão e sua deterioração.

Embora nestes tempos a conscientização ambiental seja maior do que décadas atrás, o dano que a atividade industrial indiscriminada causou ao planeta é notável e a mudança climática que apreciamos é sua clara consequência.

O que resta para restabelecer o equilíbrio perdido é reorganizar esta atividade e orientá-la para uma concepção onde prime a consciência produtiva sustentável.

    : Joaquin

Vinculado

Buscador